GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que algumas pessoas atraem mais mosquitos do que outras?

 

Se você já passou a noite sendo picado por insetos enquanto o resto da turma escapou ileso, este texto não vai apagar suas feridas. Mas ao menos vai explicá-las.

O principal atrator de mosquitos (ou pernilongos, são sinônimos) é o suor. Essa relação foi estudada na Universidade da Califórnia: cientistas pegaram um homem incapaz de suar e constataram que ele atraía bem menos insetos que o normal. Essa atração acontece porque 90% dos nervos das antenas dos mosquitos são dedicados à detecção de substâncias químicas, como o ácido láctico – não por coincidência, presente em nosso suor.

Para nosso azar, outra coisa que alerta os radares desses malditos insetos sanguinários é o dióxido de carbono (CO2), simplesmente o gás que a gente joga no ambiente toda vez que respiramos.

Cuidado com noites quentes: como o calor deixa os mosquitos sedentos, elas costumam ser mais “picantes”. Quem buscar um refresco perto da janela poderá estar trocando 6 por meia dúzia, já que a brisa vai levar os sinais do seu ácido láctico e o seu CO2 pelo ar até o pernilongo. A maioria dos repelentes se vale justamente desse fato: modificam nosso odor, confundindo os sentidos dos insetos.

Picada um, cada um
Conheça os fatores que aumentam o risco de ser alvo de mosquitos

Corrente de ar
O vento que espanta o calor pode atrair picadas, pois a brisa dissemina seu CO2 e seus odores pelo ambiente, alertando o mosquito para a sua presença.

Calor
A alta temperatura deixa os insetos com mais sede de sangue, além de incentivar nossa produção de suor, o que atrai mais mosquitos.

Escuridão
Mosquitos enxergam melhor em ambientes menos coloridos – o que inclui quartos escuros. À noite, fica mais fácil para eles localizar seus alvos.

Homem adulto
Estudos comprovam que homens são mais mordidos que mulheres e adultos mais que crianças. Não se sabe exatamente o porquê, mas odores emitidos por eles atraem mais insetos.

Gás carbônico
As antenas dos mosquitos são tunadas para detectar CO2, justamente o gás que a gente solta toda vez que expira.

Suor
O ácido láctico que deixamos escapar pelo suor também atrai os insetos. Quem sua mais tende a ser um alvo preferencial.