GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Uma pista escondida em Game of Thrones pode definir o destino de Cersei

Um detalhe que passou batido no episódio de estreia pode ter confirmado uma das trágicas teorias sobre a rainha

Depois de mais de um ano de espera, as teorias de Game of Thrones voltaram com força total. A atual monarca dos Sete Reinos, Cersei Lannister, está mais sozinha do que nunca e não parece que as coisas vão melhorar. Principalmente com um detalhe escondido que apareceu no trailer da temporada e no episódio de ontem.

Na cena de conversa entre Cersei e seu irmão/mozão Jaime Lannister, os dois caminham sobre um mapa de Westeros que ela mandou pintar no chão. O mapa está inacabado, mas pronto o suficiente para vermos onde cada um dos loiros está pisando.

Quando a cena é filmada de cima, aí vem o momento da eureka, que pode ter passado batido por muita gente.

(HBO/Reprodução)

O lugar em que Cersei está pisando é uma região conhecida como Gargalo de Westeros. É a região onde termina o Norte e começa o Sul, área muito disputada por quem quer conquistar os Sete Reinos. Jaime está numa parte muito menos glamurosa: os Dedos, quatro penínsulas rochosas e pobres. É a terra natal de Petyr Baelish – e como ele veio dos Dedos, é chamado de Mindinho (tum-dum-tsss). Mas a parte geopolítica pouco importa. O que vale é a tradução: no original em inglês, o Gargalo é conhecido como Neck, ou pescoço. Guarde isso: Jaime são os Dedos, Cersei é o pescoço.

De mal a pior

Vamos voltar algumas temporadas. Lá pela quinta, os espectadores conheceram a famosa profecia feita por Maggy, a Rã, uma bruxa que Cersei conheceu quando era bem jovem. Maggy disse que Cersei casaria com o rei, mas seria infeliz e que todos os seus iriam encontrar a morte. “Douradas serão suas coroas, douradas suas mortalhas”, Maggy falou. Ainda que Myrcella não tenha sido rainha de nada na série, “suas coroas” se referem aos cabelos loiros, que todos a prole Lannister carrega (e é evidência do incesto entre Cersei e Lannister, que foi o que começou a confusão toda com Ned Stark). Com a morte de Tommen no final da sexta temporada, a extinção dos filhotes de Cersei foi realizada tal qual foi prometida.

O problema é que a profecia continua. Cersei seria substituída por uma rainha mais jovem e mais bela que ela. A vilã acreditava que essa figura fosse Margaery e se livrou da moça – mas a verdadeira Branca de Neve da história pode ser Daenerys. Mais importante, porém, Maggy previu a morte de Cersei. Destituída de tudo e se afogando em lágrimas, “o valonqar enrolará as mãos em sua pálida garganta branca e a estrangulará até roubar sua vida”.

Já falamos sobre a teoria do Valonqar por aqui antes. A palavra significa “irmão mais novo” nos dialetos da Antiga Valíria. Cersei passou a vida achando que se tratava de Tyrion, seu irmão anão, que ela sempre odiou (parte por medo de que ele a matasse). Só que seu gêmeo Jaime também veio ao mundo depois dela, segurando no seu tornozelo.

Conecte essa interpretação com o mapa: Dedos + Pescoço = Jaime sufocando Cersei até a morte. Parece duvidoso? Vamos com calma.

Jaime já não é mais o mesmo homem que empurrou um molequinho da janela por amor à irmã. Na coroação de Cersei, ele já aparece altamente desconfiado e nada satisfeito. O motivo também pode estar no passado dele: Jaime ficou conhecido como Kingslayer por ter matado O Rei Louco. Já sabemos que não foi um golpe. O gêmeo estava tentando evitar que o rei destruísse a cidade com fogo-vivo. E o que Cersei usou para explodir seus inimigos? As mesmas chamas verdes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Rafael Rennó

    Uma pequena correção:
    “Jaime são os Dedos” seria “Jaime é os dedos”.
    🙂

    Curtir

  2. Luís Teixeira

    O texto é interessante e tem fundamento mas corrijam antes de postar, gente. Tem uns cinco erros de português pelo menos

    Curtir

  3. Jouez pied au plancher à nos STT Turbo et Hyper.

    Curtir

  4. Andre Araújo

    NOSSA… que… FODA. Quando li a palavra “neck” e depois chegou na parte dos “fingers”… velho, arrepiou a alma com a supremacia. Saiu até lágrimas de apreciação à arte da metamensagem aqui. Se isso aí virar verdade… mano… o nível de perfeição desse roteiro vai estar num calibre maior do que eu imaginava – e olha que já achava a supremacia das metamensagens!

    Curtir

  5. Osman Andrade

    o problema é: como isso pode ser uma pista se valonqar nem existe na série? uma cagada a mais. isso sim

    Curtir

  6. André Carvalho

    Uma outra referência do mesmo episódio, que reforça a tese:

    Na conversa com Euron Greyjoy, Cersei acusa-o de ter “matado seu próprio irmão” e Euron diz: “você deveria tentar, é ótimo.” De fato, o episódio parece estar infestado de elementos sobre fratricídio.

    Curtir

  7. Cheap glass peacock, Buy Quality glass bottle wind chimes directly from China glass waterfall Suppliers:
    2017 new for iPhone 6s case Elegance Luxury Protection Cover For iphone 6
    case Fashion for iPhone 6s 5s Plus case cover
    China glass waterfall Suppliers

    Curtir

  8. Isabella Gigek

    O Valonqar é um termo que já foi utilizado na série, inclusive foi mostrado um flashback da cena entre Maggie, a Rã e a jovem Cersei explicando essa “maldição”.

    É muito plausível sim que isso aconteça. É a teoria que mais tem crescido e ganhado notoriedade entre os fãs – principalmente depois que a teoria R+L = J foi confirmada. Cersei está ficando pior que o próprio Rei Louco e pode muito bem ser morta pelo Jaime, seu irmão mais novo (ainda que por segundos), cujo arco de redenção dele estaria completo. Essa cena da Cersei e do Jaime sob o mapa de Westeros, posicionados nesses lugares tão estratégicos reúne “coincidências” demais, é a tal metamensagem a que se refere o André Araújo.

    A propósito, muitos fãs já estavam notando essas sutilezas no enredo e nas cenas para reforçar a tese de que Jon é o herdeiro de Rhaegar Targaryen. Nunca esquecerei a cena em que o Meistre Aemon, às vésperas de sua morte, comentou sobre a Daenerys e disse “Um Targaryen sozinho no mundo, que coisa terrível” e logo em seguida a câmera cortou e deu close no Jon. Essa cena, para mim, “dedurou” o enredo e ratificou a teoria dos fãs. Provavelmente acontecerá o mesmo com essa teoria de que o Jaime é o Valonqar da profecia.

    Curtir

  9. Executa, tambem, arte a agente a datar de 2006. http://sexonanet.net

    Curtir