Qual é a origem do basquete? - Superinteressante

Show de Bola

Qual é a origem do basquete?

(Jonatam Marinho, Carmo do Rio Claro, MG)

Os olmecas, sofisticada civilização que dominou a América Central entre 1100 e 800 a.C., são considerados os descobridores da borracha e os primeiros a utilizar bolas desse material. Com elas, esses antepassados dos astecas praticavam um jogo chamado tlachtli: em uma quadra de pedra, que representava o céu, duas equipes de até sete jogadores disputavam a pelota, com o objetivo de fazê-la passar através de um único anel fixado no alto. Segundo a historiadora americana Judith Crosher, tanto o basquete quanto o vôlei teriam se originado do tlachtli. Bem mais tarde, em 1891, surgiu o basquetebol (do inglês basketball, literalmente “bola ao cesto”) como o conhecemos hoje.

Sua criação é creditada ao canadense James Naismith, professor de educação física em Springfield, no Estado americano de Massachusetts. “Mas ninguém sabe se houve, de fato, inspiração direta do antigo jogo olmeca nessa invenção”, afirma Eduardo Natalino dos Santos, estudioso do Centro de Estudos Mesoamericanos, do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).

publicidade

anuncie

Super 345 - Falta de sol e a polêmica da vitamina D Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 345
abril/2015

Falta de sol e a polêmica da vitamina D
Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças.

- sumário da edição 345
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Esporte

publicidade

anuncie