GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Astronomia

O ato de olhar para o céu fez chover teorias científicas

Olhar o céu é um hábito tão antigo que se mistura com a própria evolução do homem. Da observação das estrelas e planetas, surgiu a mais antiga entre todas as ciências, a astronomia (em grego, a palavra significa “leis das estrelas”).

Graças a ela, desenvolveram-se muitas das teorias que conhecemos. Alguns exemplos? Omar Khayyan compilou tabelas astronômicas e desenhou um calendário, que se aproxima bastante daquele que usamos para contar dias, meses e anos. O árabe al-Khujandi compilou uma lista de latitudes e longitudes das principais cidades antigas, possibilitando criar mapas e assim impulsionar a navegação. Aristarchus determinou os tamanhos dos planetas e suas distâncias em relação à Terra.

Foi somente com Galileu Galilei, porém, que os astrônomos puderam ter acesso a seu instrumento máximo: o telescópio. Através da geringonça, criada em 1610, os homens conseguiram aumentar o poder dos olhos humanos. Galileu viu crateras e montanhas na Lua, luas em torno de Júpiter, orelhas em Saturno… Pôs fim ainda à teoria de que a Terra era o centro do universo, como acreditava a Igreja Católica.Por isso acabou processado e preso. Mas era tarde demais. Suas idéias transformaram o mundo e revolucionaram a astronomia.