E se os neandertais ainda estivessem vivos?

Você poderia ter um escravo. Ou então lutar pelos direitos dessa espécie menos inteligente - mas brutalmente mais forte

Atualizado em 6 mar 2024, 11h08 - Publicado em 19 nov 2012, 22h00

Raphael Soeiro

Eles teriam evoluído junto conosco, mesmo que à sua maneira. Os neandertais eram mais sofisticados do que aquela imagem do uga-buga. Recentes descobertas da paleontologia mostraram que eles eram organizados socialmente, viviam e caçavam em grupo, tinham rituais como enterro de mortos, pensavam abstratamente e tinham um sistema de fala parecido com o nosso. Mesmo assim, se eles ainda existissem, é provável que sofressem com preconceito. “Baseado na forma como os humanos se comportam uns com os outros, eu imagino que seria uma variável: em alguns lugares haveria coexistência, em outros, tensão”, diz Steven Churchill, professor de Antropologia Evolucionária da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. “Eu creio que a estrutura das políticas raciais de hoje seria estendida aos neandertais.”

Eles viveram aproximadamente entre 400 e 30 mil anos atrás, principalmente em regiões das atuais Inglaterra, Espanha e França. A principal teoria sobre sua extinção diz que os neandertais foram eliminados pelas mudanças climáticas da última era glacial. Mas há estudos que dizem que guerras com o Homo sapiens os extirparam do planeta. Houve uma época em que seis espécies de hominídeos habitaram a Terra: Homo sapiens (nós), Homo neanderthalensis, Homo erectus, Homo floresiensis, Homo heidelbergensis e o ainda pouco conhecido hominídeo de Denisova. Alguns fósseis de neandertais têm ferimentos de armas que somente os sapiens dominavam, ou seja, os encontros entre as espécies nem sempre foram pacíficos. Se eles ainda existissem, é provável que sofressem com o preconceito. Mas também se relacionariam conosco (o que aconteceu de fato). Isso indica como seria a convivência entre as espécies hoje.

Occupy Sapiens Street
Lutas pelos direitos de minorias se estenderiam aos neandertais

ATLETAS SUPERFORTES
Com 50% mais músculos do que nós, neandertais seriam preferidos para trabalhos braçais e seriam imbatíveis em esportes em que força é essencial, do arremesso de peso às lutas marciais. No atletismo, porém, perderiam, pois eles não corriam e pulavam com a mesma facilidade que o Homo sapiens.

HOMO HIBRIDUS
O sexo entre sapiens e neandertais geraria híbridos entre as espécies. Aliás, eles realmente transaram. E a mistura está aqui. A não ser que seja 100% africano (os sapiens surgiram na África), você tem até 6% de DNA neandertal. Esses traços da outra espécie são mais comuns em pessoas da Europa e da Ásia. Ou seja, quase todo mundo é híbrido.

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
O norte da África e o sul da Europa seriam focos de conflito, por marcarem antigas áreas fronteiriças entre as espécies. Países de maioria sapiens teriam escravos neandertais ao longo da história. Já nações mais ricas e liberais receberiam imigrantes e lutariam pelo fim da escravidão, com o objetivo de se beneficiar economicamente com a integração.

SUPREMACIA SAPIENS
Proporcionalmente, o cérebro dos sapiens é maior. E isso representaria uma vantagem. Nós seríamos os primeiros a saber como manipular a pólvora. Nosso pedaço do planeta seria mais desenvolvido. Eles viveriam em maior contato com a natureza e seriam mais atrasados tecnologicamente, estando sempre um passo atrás dos sapiens.

NOVA ORDEM MUNDIAL
Toda a história e a geopolítica seriam diferentes. O mundo não seria dividido em Ocidente e Oriente, mas em hemisfério sapiens e hemisfério neandertal, que seria menor e mais pobre, ocupando justamente a região historicamente mais rica e poderosa do mundo: a Europa, onde eles viviam antes de se extinguirem.

Imagem: UNiesert / Creative Commons / Wikimedia Commons