GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Estrutura mil anos mais velha que Stonehenge é encontrada

O espaço, construído há cerca de 5,650 anos, parece ter sido palco de cerimônias religiosas e fica a apenas 2,4 km dos famosos blocos de pedra britânicos

Como se Stonehenge já não fosse misterioso o suficiente sozinho, um monumento ainda mais antigo acaba de ser descoberto na região – a apenas 2,4 km dele: um complexo religioso gigante, de mais de 5 mil anos de idade.

A estrutura foi encontrada em Larkhill, sul da Inglaterra, por um grupo de arqueólogos da Wessex Archaeology – uma das maiores organizações britânicas da área. Pelo jeito, parece que o complexo é formado por valas circulares que, ao todo, devem ter cerca de 950 m de diâmetro. “Devem ter” porque nem os pesquisadores sabem: eles mesmos só conseguiram escavar os 100 primeiros metros da circunferência da vala externa, e ainda não sabem exatamente quanto do monumento sobreviveu ao tempo.

LEIA: Arqueólogos descobrem as origens de Stonehenge

As valas foram construídas há 5.650 anos (mais de 1.300 anos antes de Stonehenge, construído em 2.900 a.C.), e são a maior descoberta relativa ao período Neolítico nos arredores de que se tem notícia, e a terceira mais antiga da região – as outras duas são 20 tumbas rituais gigantes e o Robin Hood’s Ball, uma estrutura parecida com a recém descoberta e que fica a cerca de 4 km de Stonehenge.

Mas para que diabos serviam essas valas? Para os arqueólogos, o local era palco de cerimônias religiosas relacionadas à morte. Mas não eram eventos tristes, não: parece que quem participava deles comia um belo banquete rico em carne e, no fim das contas, quebrava um monte de tigelas de cerâmica no chão de pedra, como se fosse uma comemoração – os arqueólogos encontraram ossos de boi e fragmentos de cerâmicas finas por ali.

LEIA: Stonehenge pode ter sido erguido 500 anos antes – no País de Gales

As valas em si, imaginam os arqueólogos, eram usadas como jazigos sagrados para ossos de pessoas importantes. E já que os esqueletos humanos e os ossos de boi eram enterrados juntos, os pesquisadores acreditam que eles eram organizados como sacrifícios para os deuses.

Mas o mais importante para os arqueólogos não é como os rituais aconteciam – isso eles meio que já sabem pelas pistas deixadas em outros sítios similares. O bacana é perceber que a área inteira em torno de Stonehendge já era sagrada muito antes do que se imaginava, e que é provável que outros monumentos históricos e tão antigos quanto o recém-descoberto provavelmente existem no local.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Rhullyo Cristyanno

    Seria legal uma imagem. Fi do Satan

    Curtir