GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Inteligência artificial pôs à prova psicografia de Chico Xavier

Redes neurais artificiais analisaram obras do médium, morto há exatos 15 anos. E concluíram: fé à parte, Chico era um fenômeno mesmo.

Francisco Cândido Xavier morreu há 15 anos, deixando para trás mais de 412 livros escritos. Mas ele sempre rejeitou a autoria de todos: a obra seria inteira psicografada, ditada diretamente de espíritos que falavam ao médium.

Com o aniversário de falecimento do líder espírita, uma empresa brasileira resolveu investigar a obra de Chico usando inteligência artificial. Ao longo da vida, ele psicografou livros de vários autores diferentes. A ideia era usar todo o poder de computação para responder duas perguntas: esse autores têm cada um seu estilo próprio? Eles são suficientemente diferentes entre si?

A Stilingue, uma empresa que trabalha com análise de textos via inteligência artificial para “resumir a internet”, encontrando tendências nas redes sociais, resolveu testar como as obras psicografadas seriam analisadas por uma técnica de aprendizado de máquinas chamada Deep Learning.

A partir de grandes quantidades de dados, o computador aprende a criar relações entre eles, sem precisar aprender, por exemplo, o que é um verbo, um adjetivo, um substantivo. Se fosse reconstruir a Bíblia, o computador logo ia aprender que precisa colocar um número antes de cada frase, porque o livro é estruturado em versículos.

A mesma técnica também já foi usada para recriar Shakespeare. Depois de ler milhões de caracteres do dramaturgo, o computador era capaz de escrever sozinho “imitando” o estilo do inglês, sem nunca ter passado por uma aula de literatura. Nem sempre as frases fazem total sentido, mas os tempos verbais e a mania de criar palavras novas mudando o final delas ficam reproduzidos, igualzinho.

No caso de Chico Xavier, o estudo da Stilingue selecionou três dos principais autores psicografados pelo médium: Emmanuel, André Luiz e Humberto de Campos.

Para “alimentar” a rede neural artificial, eles selecionaram três livros de cada autor – que precisam ser enormes, porque a técnica deep learning exige, no mínimo, um milhão de caracteres por autor conseguir aprender com sucesso. “No caso de Humberto de Campos, sentimos um pouco de falta de mais material. Ele é um autor mais desafiador porque escrevia diferentes tipos de texto [contos, anedotas e poesias]”, explica Milton Stiilpen Jr., fundador da Stilingue.

Devidamente treinado, o computador começou a reproduzir os textos. André Luiz, por exemplo, tinha o hábito de colocar falas espaçadas entre blocos de texto maiores, ao invés de criar longos blocos de diálogos.

André Luiz: entidade espírita vs. bot

Este primeiro texto foi psicografado por Chico Xavier

Os encarnados presentes viam tão-somente o corpo de Otávia, dominado pelo sacerdote que lhes era invisível, quase a rebentar-se de soluços atrozes, mas nós víıamos além. A nobre senhora desencarnada postou-se ao lado do filho e começou a beijá-lo, em lágrimas de reconhecimento e amor. Pranto copioso identificava-os. Cobrando forças novas, a genitora continuou:

– Perdoe-me, filho querido, se noutra época induzi o seu coração à responsabilidade eclesiástica, modificando o curso de suas tendências. Suas lutas de agora me atingem a alma angustiada. Seja forte, Marinho, e ajude-me! Desvencilhe-se dos maus companheiros! Não vale rebelar-se. Nunca fugiremos à lei do Eterno! Onde você estiver, a voz divina se fará ouvir no imo da consciência…

Nesse momento, observei que o sacerdote recordou instintivamente os amigos, tocado de profundo receio. Agora que reencontrava a mãezinha carinhosa e devotada a Deus, que sentia a vibração confortadora do ambiente de fraternidade e féé, sentia medo de regressar ao convívio dos colegas endurecidos no mal.

Já este foi criação da inteligência artificial

A primeira vez mais providencial de serviço de sua consciência, a senhora Laura encontrava-se com a presença de alguns, com a sua consciência espiritual e a medicina de amor, acrescentou:

– O controlador de serviço está disposto a escapar com as mesmas expressões de alegria.

A primeira vez mais forte de algum tempo, a senhora de Alexandre prosseguiu a companheira de serviço e considerando a alegria da conversação despediu-se:

– Neste momento, a maioria dos companheiros encarnados estão através de construções destruidoras e desencarnadas. A consciência tem sempre a construção do coração.

 

Depois de criar três bots capazes de imitar os autores com uma precisão considerável (erro de 22% para André Luiz, 5% para Emmanuel e 32% para o Humberto de Campos), dá para dizer que cada autor tem um estilo razoavelmente marcante e uniforme.

Agora, dá para dizer que eles são diferentes entre si? Ou será que o estilo delata que teriam sido escritos por uma só pessoa? Para fazer o teste, eles decidiram confundir a máquina. Misturaram os textos de diferentes autores. Mandaram o bot do Emmanuel escrever com base na obra do Humberto, o do Humberto imitar o André e assim por diante. Deu errado: a taxa de erro disparou. Os modelos eram incapazes de encontrar os mesmos padrões de estilo de uma entidade espírita nos livros da outra. Os autores são, sim, marcadamente diferentes.

A questão que resta é: há outras formas de explicar o resultado?

Misturar textos de diferentes temas e épocas de um mesmo autor já é suficiente para aumentar a taxa de erro. Mas não tanto assim. “Fizemos um teste com o Paulo Coelho justamente para testar um único autor com diferentes livros e muitos textos. A taxa de erro aumenta – mas mesmo assim continua baixa”, explica Milton. O teste com Paulo Coelho retornou uma taxa de apenas 10%.

Outra possibilidade cética seria a criação consciente e deliberada de Chico Xavier de diferentes personas, uma para cada autor – coisa parecida com o que o escritor Fernando Pessoa fez, com seis heterônimos marcadamente diferentes.

Milton também tinha uma resposta para isso: eles fizeram o teste de deep learning também com Fernando Pessoa. “Faltou quantidade de dados suficiente para atender essa técnica”, responde Stiilpen. A Stilingue não conseguiu acesso fácil e digitalizado à quantidade necessária de material de cada heterônimo de Pessoa. Relembrando, o mínimo necessário para a análise usando deep learning é de 1 milhão de caracteres o que significa, nesse caso, 6 milhões para uma análise de todos os “autores” em questão. E isso só para aquecer.

Graças a esses resultados, a análise textual deve virar um projeto de pesquisa oficial que vai, inclusive, selecionar outras técnicas mais adequadas a autores como Fernando Pessoa e Nelson Rodrigues. Mas, de tudo isso, qual foi o veredito do estudo sobre Chico Xavier?

A psicografia segue como uma questão de fé. Mas se o estudo atesta algo, é a genialidade do médium. Escrever o volume de texto que ele escreveu, com personas comprovadamente distintas, mas uniformes entre si, não precisa nem ser sobrenatural para ser absolutamente impressionante. Ou, como colocou Monteiro Lobato, “Se Chico Xavier produziu tudo aquilo por conta própria, então ele merece ocupar quantas cadeiras quiser na Academia Brasileira de Letras.”

Chico Xavier – A vida. A obra. As polêmicas.

Conheça mais sobre o órfão do interior de Minas Gerais que se tornou a maior figura religiosa do Brasil no livro publicado pela SUPER e à venda na Amazon.

(Livros/Superinteressante)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Kah Oliveira

    Na minha opinião esse cara era um fanático. E outra, criptografia não existe. Ele simplesmente falou os que os outros queriam ouvir. E quanto aos livros, esses ele escreveu por conta própria e botou a culpa nos tais espíritos

    Curtir

  2. Kah Oliveira, não é “CRIPTOGRAFIA” e sim “PSICOGRAFIA”… Você poderia produzir uma critica melhor, se lê-se a matéria… E outra coisa, o que você escreveu não é OPINIÃO, pois opinião tem base, tem fundamento, e você não apresentou nenhum… O que você escreveu é ACHISMO…

    Curtir

  3. Lavínia Faria

    Disse tudo Alex Rosa!!😁

    Curtir

  4. Marcia Van Der Ham

    A intercambio com o mundo dos espíritos esta mais que provado !!!!!

    Curtir

  5. Perdeu uma grande chance de ficar calada, Kah Oliveira.

    Curtir

  6. Lizete da Penha

    Nossa Alex, concordo plenamente contigo. Essa Senhora sim, deve ser fanática. Ela deveria se informar melhor sobre Chico Xavier e depois sim, postar comentários. Ela devia se envergonhar de postar tantos erros de interpretação

    Curtir

  7. Marcel Brasil

    Quando uma pessoa escreve sem conhecer o assunto ou as pessoas envolvidas, acaba por escrever asneiras como este Kah. Duvido até mesmo que conheça alguma obra espírita.

    Curtir

  8. Marya Cidoka

    Kah Oliveira, única coisa que lhe digo que você irá se surpreender quando chegar do lado de lá. Vc vai levar um susto e lembrar do que você acabou de escrever aqui.

    Curtir

  9. Emerson Bassinello Tomasini Lango

    Lí o texto, Triste a Superinteressante, que já foi uma revista boa, agora enveredar pelo caminho dessa loucura sem nenhum fundamento científico sério de chico xavier e essa farsa de espiritismo, tá parecendo até a antiga revista Planeta, que só falava de crendices como essas e também de aliens. Sou agnóstico, Concordo com a opinião da Kah Oliveira e desqualifico a de Alex Rosa, deve ser apenas mais um espirita alienado, esse povo acredita em Qualquer coisa que seus lideres auto-intitulados “médiuns” dizem, eles acreditam em Qualquer coisa, não tem espirito critico, não duvidam antes de acreditar, pois acreditar é mais facil que pensar. Médiuns espiritas fingem falar com o “além” e escrevem o que querem, mentiras para agradar ao seu publico e assim vender mais livrinhos e fazer mais palestras mentirosas, fazem caridade para serem considerados santos e ninguém duvidar de suas mentiras, excelente jogada de marketing descoberta por eles. Se a pessoa fala com o além ou ela é louca ou mentirósa, xavier era os 2, como Fernando Pessoa fez ele inventou essas pessoas e mentiu dizendo que eram espiritos, ou achou que falava com o além quando na verdade era tudo loucura sua, o cerebro humano é capaz de coisas incriveis, não é necessario usar uma explicação furada de um mundo sobrenatural que não existe. Chico xavier alem de ter problemas mentais, ainda mentia pois andava com uma mulher que se vestia de fantasma naqueles circos de farsas que são as sessões espiritas, para enganar as pessoas, tem fotos pela internet. Xaviér escreveu um livro em que ele diz que em 1935 existiam pessoas e carros voadores em Marte, tudo demonstrado pela ciência como mentira, ele foi desmascarado por seu sobrinho Amauri Pena, também. Esse pessoal vive do sofrimento de pessoas inocentes que tiveram parentes ou amigos falecidos, são puro 171, farsantes. Teve um pesquisador que deu um nome de uma pessoa que Não existia, disse que essa pessoa tinha morrido, chico xaviér fez uma psicografia de uma pessoa que Não existia!! kk. Essas psicografias funcionam assim: os mediuns fazem questionarios com os parentes dos falecidos antes de escreverem essas farsas de “psicografia”, com as informações dadas pelos parentes eles inventam uma estoria e dizem que é do além. Todo o espiritismo é baseado, desde seu inicio com as irmãs Fox (que depois assumiram suas mentiras) em fraudes, farsas e mentiras. Tem as frases racistas anti-negros do racista Allan Kardec em seus livros, essas coisas a gente vê também pela internet. O famoso grande pesquisador e magico Houdini já detonou Total com essa farsa de espiritismo, mostrando as mentiras que são as sessões espiritas, são truques de magica e mensagens falsas inventadas por esses “médiuns” veja em -Houdini desmascara o espiritismo- pela internet, tem também o James Randi com seu premio de 1 milhão de dolares para quem comprovar uma mensagem do além como sendo verdadeira ou algum poder sobrenatural demonstrado por esses médiuns, nada foi comprovado. Não vejo sentido em acreditar numa religião falsa, que diz que vamos renascer nesse mundo condenado pelo efeito estufa e violência. Acordem, parem de ser manipulados por esses falsos que depois dão risadas de vocês pelas suas costas sem vocês saberem. Um abraço, viva a verdade, Não à mentira. 🙂

    Curtir

  10. Eduardo Mesmer

    Emerson Bassinelo, te convido a conhecer uma casa espírita séria e ficar sabendo do trabalho de nossos companheiros. Se o senhor for do RJ entre em contato que te levarei pessoalmente. Fique com Deus

    Curtir

  11. Fenix Serviços

    Se é verdade ou não quem sou eu para questionar, mas aconteceram vários episódios comigo, sendo que no último, o espírito confidenciou detalhes que ninguém da família sabia, inclusive bens escondidos e inclusive como abrir determinado cofre. Ele orientou nos mínimos detalhes. Tb não acreditava, confesso, mas a vida pregou me uma peça. No começo, mesmo vendo, achava que estava imaginando, mas a riqueza de detalhes e as supresas, segredos revelados. Enfim… Não sou kardecista, não frequento, mas hoje, respeito e acredito.

    Curtir

  12. Ricardo Mendes

    Se os livros de Chico fossem facilmente detectados como se tivessem sido escritos por um mesmo autor, qualquer analista literário já teria chegado a tal conclusão sem a utilização de uma máquina para tal teste. A experiência espiritual é pessoal e intransferível. E o que me refiro como experiência espiritual é a vida: nesse breve momento, teste, somos seres espirituais vivendo uma experiência física, e não seres físicos vivendo experiências espirituais. A vida, assim como suas dúvidas, é incerta. Já a morte, não é.

    Curtir

  13. José Carlos Lopes de Oliveira

    Kah Oliviera, você é um infeliz. Sua ignorância e falta de cultura o coloca no mesmo nível dos que matam por prazer. Lamentável ver você nesta página.

    Curtir

  14. Nadyr João Mozzini

    Emerson Bassinello, tu és muito mais que um “agnóstico”, tu estás tão perdido esse planeta como foram tuas palavras nessa comentário desastroso!
    Não sei qual a tua idade, mas teus comentários são inconsistentes, ingênuos e juvenis.
    Tem um ditado que diz: “A JUVENTUDE É UM ERRO QUE O TEMPO SE ENCARREGA DE CORRIGIR! “.
    Se tu és jovem, ainda terás uma chance de recuperação nos snod vindouros. Se tu fores velho, infelizmente, tua recuperação somente será possível em reencarnações futuras!
    Pare tudo e recomece do zero… tua confusão mental é algo impressionante!

    Curtir

  15. Kah Oliveira: “criptografia” existe sim, e vou provar agora mesmo: AAAAB3NzaC1yc2EAAAADAQABAAABAQC4ATQ0IzKuquKw3oxkoAuJVgCVTIT5Cw+oEzHQK4NYqmwgPU008EBtCokeO2vAzxA75SeVgGk5tOt6PMjidkHnKu7oSdhKUIRVAmK/9vjejYXTJrGC3j/Y153qRCD3ndeQY1yOszoaNFggbe3m83W65TyAavtXj/woo7OJrNIRbdVp7MWGMxC26bb9/GITuNUkC
    Agora vc acredita que Chico Xavier foi o maior “criptógrafo” de todos os tempos? rs

    Curtir

  16. Genesio Neto

    Ainda bem que uma personalidade tão evoluída e preocupada com a essência espiritual , nos deixou o verdadeiro caminho a seguir: O amor pelo próximo. ( Assim como Jesus o fez e sem interesses materiais)

    Curtir

  17. Rodrigo Pego

    So quero explicação de como uma pessoa de inteligência mediana, conseguia psicografar cartas em todos os idiomas. Vcs querem destruir e terrestrializar o mundo. A mão de Deus vai pesar sobre vocês.

    Curtir

  18. Andre Luiz Duarte Cavalcante

    Psicografia é uma questão de fé? Rapaz essa é boa. Um fenômeno que existe há milênios, ocorre a mancheia  no mundo todo, através de milhares de pessoas diferentes e que não se conhecem, devidamente documentado na história da humanidade e, quando um dos ditos médiuns se sobressai a ponto de se tornar conhecido no mundo todo, passar por várias provas científicas, ter sido capaz de psicografar dezenas de espíritos diferentes, com assinaturas diferentes, muitas delas reconhecidas por familiares e peritos forenses e, agora, mesmo um programa de IA (que  não tem viés moral ou religioso, isto é, puramente racional)) mostra que os estilos dos ditos espíritos que se comunicam são diferentes e consistentes, a conclusão que chegam é que é uma questão de fé. Mas, realmente, é preciso ter muita fé para aceitar que não se trata de um fenômeno verdadeiro, que se trata de “coisas da cabeça do médium” é que a matéria pode explicar tudo, muito embora isso vá contra a navalha de Occham e a explicação mais simples, e mais demonstrada, seja deixada de lado por puro pré-conceito.
    O que é preciso acontecer para que a academia vença o pré-conceito e passe a encarar a verdade do mundo espiritual?

    Curtir

  19. Andre Luiz Duarte Cavalcante

    Ao Sr. Emerson Bassinello: o Sr. diz que o Chico, como todos os demais médiuns, é uma farsa e que teria posado de caritativo para poder vender mais livros…
    Não sei se o Sr. sabe, mas ele não ganhou um único centavo de todos os livros que vendeu. Passou 79 anos de sua vida praticando a caridade, ouvindo as pessoas que lhe procuravam com problemas terríveis, fossem elas quem fossem, e que muitas vezes só conseguiam alento através dele. Manteve-se com um salário um pouco superior ao mínimo, e mesmo assim mantinha um Centro Espírita. Repito, fez isso por 79 anos. Convidaria o Sr. a fazer isso por um único ano, para ter noção se “vale a pena” possar se caritativo.

    Ao moderadores (se é que existem): o sr. acima mencionado com seu comentário, mostra claramente uma opinião de ódio a um grupo. Só lembrando que ele concordou com os Termos de uso antes de postar, em especial:
    O Usuário se compromete a não utilizar a Ferramenta para a publicação, criação, armazenamento e/ou divulgação de:

    a) Conteúdo abusivo, como textos, fotos e/ou vídeos que tenham caráter difamatório, discriminatório, …l, que contenha expressões de ódio contra pessoas ou grupos, …

    Curtir

  20. Jorge Tarcisio

    Essa Kah (gada) deve ser Crente do rabo quente. Crente é fanático e ignorante. KKKKKKKKKKK

    Curtir

  21. Excelente matéria. Aos que criticam sem conhecimento de causa, por hábito infeliz, trata-se de estudo científico e não religioso. A cada dia, mais lídima se demonstra a capacidade deste homem extraordinário.

    Curtir

  22. Reginaldo Boetteger

    Não é criptografia é psicografia, Chico nunca foi fanático, pois foi massacrado por ignorantes de outras religiões e nunca respondeu nenhuma crítica.
    Agora é preciso lembrar que Chico tinha 4 ano primário, ensino médio, e escreveu na verdade 419 livros e não 412. Se ele tinha 4 ano primário e escreveu sobre História antiga e contemporânea, sobre psicologia, filosofia, astronomia, al em de dados geograficos do mundo todo, só ficando com Monteiro Lobato, ele seria o.maior gênio da humanidade se fosse tudo da cabeça dele.
    Outra coisa Chico nunca botou culpa em ninguém, ele apenas fez o bem, não só psicografou livros mas atendia 4 mil pessoas todos os finais de semana, sendo que trabalhava á semana toda como funciona rio público da secretaria da agricultura de Minas, atendia no Centro Espirta até 23 horas e psicografada os livros de madrugada, dormindo só 3 há por noite. Precisa se informar antes de falar tanta bobagem do Chico, uma unanimidade em todos os meios, como um homem do bem, como Irmã Dulce e Frei Damião.

    Curtir

  23. Marcos de Almeida Lima

    Fenômeno demoníaco.

    Curtir

  24. Dá muita pena de quem fala besteira sem conhecer kkkk por isso as pessoas votam em Lula e desmentem Chico Xavier. Estamos em um mundo de provas e expiações. O que tem de gente com a alma cheia de lama é de perder a conta. Ignorantes, decerebrados e sem nenhum religare, vomitam o que vier na mente..

    Carl Sagan, disse o seguinte: “Há três questões no campo [da parapsicologia] que, em minha opinião, merecem sérios estudos”, sendo o terceiro, o fato de
    “que crianças às vezes relatam detalhes de vidas passadas, que, depois de verificados, são constatados exatos e são casos dos quais elas não poderiam ter tido conhecimento de nenhuma outra maneira senão pela reencarnação” (SAGAN,1996, citado por TUCKER, 2010).

    Ian Stevenson pesquisou mais de 2500 casos ao redor do mundo, em todos os continentes, exceto a Antártica. Foram encontrados casos em todos os lugares visitados por sua equipe. O pesquisador faleceu em 2007, mas outros, felizmente, nesse caso, estão dando continuidade a seus estudos, entre eles, o próprio Jim Tucker. Nenhum dos dois, destacamos, sequer conhecia o espiritismo

    […]

    Após analisar uma pequena série de cartas cuja autoria foi atribuída por Chico Xavier ao falecido Jair Presente, usando escalas de concordância e escalas de vazamento de informações, os resultados são de 97% concordância clara e precisa de informações, sem que os pesquisadores pudessem encontrar fontes convencionais para as mesmas, sendo a sugestionabilidade e a fraude analisadas como improváveis. Como em toda boa pesquisa, os pesquisadores do NUPES têm o cuidado de descrever as limitações de seu método e suas perspectivas futuras de aprimoramento do mesmo.

    […] Nós, espíritas, devemos ser gratos a esses pesquisadores pela produção científica acerca desses fenômenos e sua pesquisa ao longo da História (para os curiosos, não faltam artigos disponíveis, basta pesquisar no Google Acadêmico). Porque, se nossa convicção e nossas práticas espíritas baseiam-se em observação pessoal, percepção interior, reflexão e, por que não, dúvida e fé, o princípio de Kardec sempre foi o de diálogo rigoroso com a cultura de nosso tempo.

    Curtir

  25. Anisio David

    olha, sou simpático ao espiritismo baseado até em na ciencia. Os cientistas por diversas vezes já alegaram que conseguem “enxergar” 5% do universo, 95% eles chamam de matéria escura e não sabem ainda exatamente onde está. Existe tb a teoria das cordas e dos universos paralelos que possivelmente pode ainda ter outra fisica diferente da nossa, como mundo totalmente diversos. Baseado na biblia existe uma citação, senão em engano joão 14 : a casa do senhor existe muitas moradas, que pode ser entendido como outros mundos. Então creio ser possivel ter outros mundo em outros planos diferentes do nosso. Agora para um atue, um agnóstico, nada importa que o agora, então nada fará sentido mesmo.

    Curtir

  26. Roseli Pacheco

    A verdade sobre a verdadeira vida ainda não faz parte de muitos de nossos irmãos. Todos trazemos conosco missões que muitas vezes deixamos de cumprir. Criticar nestes tempos atuais sobre a Doutrina Espirita e mais conveniente. Pois estamos vivenciando a mudança de um novo Planeta. É natural criticar o que não conhecemos e o que temos medo de conhecer . Espiritismo é conhecimento íntimo de cada um. É reforma íntima no ser que abre a sua consciência para descortinar o valor da vida e seguir a nossa destinação, pois somos todos viajantes dó tempo rumo a evolução. Alguns seguirão antes, outros depois. Mas, o caminho será o mesmo. ..reforma íntima.

    Curtir

  27. sebastiao ferreira cantarino

    Chico xavier só praticou o bem, era um homem de Deus.Viveu uma vida simples e nunca utilizou os seus dons espirituais para ganhar dinheiro; e todo dinheiro que chegava em suas mãos oriundos da venda dos livros era doado para obras de caridade. Tentar explicar a pessoa , chico xavier, é buscar entender a existência de uma alma superior, em um mundo onde as vaidades e o desejo de obter riquezas a qualquer custo é regra entre os seres humanos. Chico Xavier, um homem que viveu de Deus que viveu para ajudar, era a exceção.

    Curtir

  28. Assis Koppe da Fraga

    Respeito quem tem opinião contrária. Mas o fato de não acreditar nesses fenômenos espirituais não os fazem demoníacos. Farsante que eu saiba é aquele que tira vantagem em cima de um fato iludindo as pessoas e diante disso pergunto. Que vantagem ele tirou? Foi debochado e veementemente criticado e o dinheiro que conseguia era todo doado aos necessitados. Ser contra é plausível e respeitar mesmo assim é Cristão!

    Curtir

  29. Olá amigos. É desnecessário discutir nos comentários. A matéria já disse o que era para ser dito. E ademais, crenças, religiões, partidos, cada um escolhe de acordo com aquilo que lhe fala mais forte ao coração. Um abraço a todos! Tudo passa!

    Curtir

  30. Luiz Roberto Turatti

    ● “Isso non eczisteeeeeee!!!” “É tudo tcharlataniceeeeee!!!” “Demônios, exus, ondinas, salamandras, larvas astrais, ETs, espíritos dos mortos, venham TODOS contra mim! POR FAVOR!” (Jesuíta Prof. Dr. Padre Oscar González-Quevedo – Especialista em Parapsicologia, respeitado no mundo inteiro).

    Curtir

  31. antonio carlos fraguas de carvalho

    ESPIRITISMO É COISA DE CIVILIZAÇÕES ATRASADAS. ESTE APROVEITOU NOSSA IGNORÂNCIA E BOA FÉ DOS DESESPERADOS.

    Curtir

  32. Gerador emprego

    Tenha fé que tiverem espiritismo única que tem lógica total…Chico realmente perto dele somos formigas

    Curtir

  33. Marciano Santos

    Verdade ou não o que ele fez foi impressionante. E ainda por cima de tudo doou os direitos autorais de todos os livros e fez muitas coisas boas para a humanidade. Talvez muitos aqui não saibam mas o espiritismo é ciência, sim! e se disserem que não, provavelmente não sabe o real significado dessa palavra e, se estiver interessado, pode dar uma lida nesse link:
    https://docs.google.com/document/d/1ShSOKXaklD1uCyGfcMBU-r-oxubW7_Sm8xYWI1l77SY/edit?usp=sharing

    Curtir

  34. Luiz Roberto Turatti

    7 PRÁTICAS DA IGREJA CATÓLICA QUE TENTAM ESCONDER DE VOCÊ

    Em um país como o Brasil, onde a estrutura da Igreja Católica forma uma das maiores bases sociais para a população, é preciso que todos nós saibamos qual o tamanho dessa Igreja para que possamos ajudá-la em sua missão e propagação do Evangelho. Formada por homens e mulheres; jovens e idosos; religiosos e religiosas; leigos e leigas, a Igreja Católica é a maior instituição benfeitora e promotora de caridade do Brasil, alimentando quem tem fome e tratando quem procura por seus hospitais. Ninguém distribui mais alimentos do que sua gente, o povo de Deus!

    Portanto, há sete pontos em que a Igreja Católica Apostólica Romana é insuperável no Brasil:

    Verdade 1: Maior instituição de caridade do planeta;
    Verdade 2: A instituição que mais distribui alimentos;
    Verdade 3: Maior mantenedora de bolsas para a educação;
    Verdade 4: Melhor programa de combate a mortalidade infantil;
    Verdade 5: Mais de 300 mil projetos sociais;
    Verdade 6: Quem mais presta assistência aos idosos;
    Verdade 7: Única instituição presente em todos os municípios do Brasil.

    NOTA: Chico Xavier deve ter feito caridade, não sei se tanta como propalam, ou como muitos de nós fazemos no anonimato… Chico é, na verdade, apenas mais um ídolo, entre tantíssimos…

    Curtir

  35. André de Souza

    Interessante é observar que, quando determinado artigo sobre religiosidade (principalmente a cerca do Espiritismo, como este) é publicado na Super, os comentários sempre tendem no sentido do embate ideológico enfadonho entre os que crêem e os que não crêem. A essência do artigo propriamente dita simplesmente é esquecida. Os ateus/agnósticos (os agnósticos foram, recentemente, chamados pelo zoólogo evolucionista Richard Dawkins de “covardes intelectuais”, pois temem assumir uma posição; concordo com ele!) vociferam contra o suposto charlatanismo que representa o Espiritismo e contra a própria revista que, por ser caracterizada como uma publicação destinada à divulgação científica não deveria publicar tais temas; os crentes na doutrina de imediato partem para a Cruzada contra os infiéis; por fim, um debate sadio sobre a essência do artigo postado simplesmente não acontece! Pessoal, prestem atenção! Pensem! O artigo não se propõe a estabelecer um debate ideológico. Não está afirmando em ponto algum a verdade ou a falácia de um sistema religioso. Está relatando um experimento, este sim, absolutamente científico. A técnica de “deep learning” já é utilizada até para comprovar questões forenses, como disputas por direitos autorais, por exemplo. É só isso! Portanto, aos pittbulls antirreligiosos de plantão, proponho que suprimam seus instintos agressivos: nem sempre, por falar sobre religião, um determinado texto deve ser caracterizado como religioso; e, aos cruzados, por favor, embainhem vossas espadas. Quase sempre a luta é desgastante, improdutiva.

    Curtir

  36. Lucilene E Pedro

    Chico Xavier é um ser humano fantástico que somente fez o bem neste país. Escreveu inúmeras obras e nada ganhou com isto. Doou direitos autorais. Seria riquíssimo de tivesse requisitado para si estes direitos. A pesquisa científica apenas é mais um elemento comprovatório das suas capacidades mediúnicas. Os céticos tem que levar em consideração o fato que em ciência temos que aceitar o fato comprovado por evidências que possam ser reproduzidas em ambientes controlados. Abram suas mentes. O programa computacional provou a genialidade de Chico. Pelo menos aceitem isto. Já será um avanço.

    Curtir

  37. Luiz Roberto Turatti

    Aproveitando o “experimento”, sugiro, a quem possa interessar, esta breve reflexão:

    “Hoje, não há nenhum tipo de fenômeno espiritóide (acupuntura, adivinhação, alquimia, amarração para o amor, amuletos, angelologia, assombrações, astrologia, aura, borra de café, bruxas, búzios, cabala, cartomancia, cristais, déjà-vu, demônios, diabos, duendes, elfos, elixir da vida, EQM [experiência de quase morte], espelho quebrado [sorte ou azar?], espiritismos em geral, ETs, exorcismos, exus, fadas, feng shui, figa, florais de Bach, futurologia, gato preto, gnomos, Halloween, holismo, homeopatia, horóscopos, larvas astrais, mapa astral, mapa astrológico, materializações, mel com pétalas de rosas, numerologia, ondinas, pajelança, pentagrama, pirlimpimpim, pitonisas, poções do amor, previsão astrológica, psicografia, quiromancia, reencarnação, reiki, runas, Saci-Pererê, salamandras, satanás, satanismo, sexta-feira 13, signos zodiacais, simpatia, talismãs, tarô, TCI [transcomunicação instrumental], TVP [terapia de vidas ou vivências passadas], varinha de condão, xamanismo, etc., etc.) que a Parapsicologia não haja pesquisado amplamente e que não saiba explicar. Mas, teoricamente, se houvesse algum fenômeno inexplicável, a conclusão lógica seria a mesma: ignorância não é argumento.”. (Jesuíta Prof. Dr. Padre Oscar González-Quevedo – Especialista em Parapsicologia, respeitado no mundo inteiro).

    Curtir

  38. Evaldo DE Oliveira

    Só Chico Xavier para propiciar tantos comentários. É a prova de sua grandeza.

    Curtir

  39. Roberto Guerra

    Sempre se soube que existiam “escritores” contratados para cada tipo de autor. Mas isto a Stilingue não sabe, não é?

    Curtir

  40. Olho Da Bolha

    Esquizofrenia. simples assim. Todo respeito aos crentes em espiritos e espero que um dia encontrem a verdade como eu, depois de decadas, encontrei! ERA TUDO MENTIRA! Nao e’ uma questao de acreditar ou nao em deus e espiritos, e’ descobrir a verdade. Tenho uma vida plena de paz e amor e agora muito mais livre e feliz depois que descobri que deuses e espiritos nao existem e tenho pena dos que ainda vivem nessa ‘realidade paralela’ sob medos de castigos que ja’ sao plantados nas mentes lavadas das criancas com o famoso “NAO FAZ ISSO QUE DEUS CASTIGA kkkkkk terrorismo!!! pobres coitados de mentes lavadas que fazem terrorismo ate’ contra os proprios filhos dentro de casa. Mas dizer isso a catolicos ou crentes ou espiritas, e’ como tentar convencer um usuario de crack de alguma coisa. Eu sei e’ chocante ouvir isso mas os crentes religiosos e espiritas estao com as mentes doentes como os viciados em crack. Tenho pena:(

    Curtir

  41. Luiz Roberto Turatti

    Olho Da Bolha (06 jul 2017 – 12h18), permito-me afiançar que o Catolicismo PURO (Igreja Católica Apostólica Romana, fundada por Jesus Cristo, com sede no Vaticano para todo o mundo e atualmente sob o comando do Santo Padre o Papa Francisco) não incita nem prega o castigo divino: para crianças ou adultos, para cultos ou ignorantes, para ricos ou pobres… Nada de demônios, nada de ETs, nada de espíritos de mortos… Quem propala isso, dentro da Igreja, está incorrendo em erro e precisa ser denunciado a quem de direito. Que cada um se responsabilize por si e sua família, corajosamente.

    Curtir

  42. Moizés Montalvão

    Quando o assunto é Chico Xavier os sentimentos afloram, alguns para endeusá-lo, outros a repudiar o pobre sujeito.
    .
    A verdade é que Xavier foi um homem bom, cioso de que lhe fora destinada a tarefa de consolar sofredores, e, indiscutivelmente, um talento literário, embora seu estilo não fosse agradável a todos.
    .
    No que diz respeito à mediunidade, no sentido de legítimo contato entre mortos e vivos, é que a coisa se complica. Para os fãs, o fato de ter escrito 412 livros em vida e psicografado milhares de cartinhas consoladoras seria prova mais que satisfatória de que almas de falecidos contataram o homem de Uberaba. Infelizmente, tal não é verdade. O fato de pessoas talentosas atribuírem seus feitos à suposta ação de entidades desencarnadas não é suficiente para comprovar que tal aconteceu.
    .
    O modo de se achar a confirmação seria atestando a real presença de entes invisíveis entre os vivos. Cartas alegadamente psicografadas ou livros que seriam ditados por espíritos não são suficientes, pois sempre fica aberta a probabilidade de que o produto proveio de vias terrenas.
    .
    Podem ser propostas verificações simples, capazes de indicar a ação de algo além da capacidade do médium e descartar a suspeita de que, para elaborar a psicografia, recorra a técnicas que lhe permitam pescar informações. Dou um exemplo, dentre muitos possíveis.
    .
    O médium evoca, de sua livre escolha, um espírito receptivo. Enquanto entra em sintonia com a entidade, num outro aposento, às escuras, um experimentador põe sobre uma mesa um relógio desses antigos, de corda, que esteja parado, e gira os ponteiros a esmo. Feito isso retira-se da sala e a tranca. O médium deverá solicitar (educadamente, é claro) ao espírito que vá ao local, veja e lhe noticie a posição dos ponteiros. Repete-se o procedimento algumas vezes, a fim de evitar acertos por casualidade. Embora experimento dessa natureza não seja taxativo, seria forte indicativo de que ente invisível efetivamente participou. Com investigações complementares chegar-se-ia à comprovação definitiva, caso realmente mortos comunicassem.
    .
    Admiravelmente, nenhum adepto da mediunidade busca a comprovação por tal via: a fé lhe é suficiente…neste caso, azar de quem não a tem…

    Curtir

  43. thiago reis da silva

    Emerson Bassinello Tomasini Lango
    ola, sei que voce não vai ler mas pouco se importa
    concordo contigo acho que pode estar errada não sei pois quem garante do video do amauri pena ser uma farsa ou que tudo é uma loucura da cabeça dos mediuns, mas se tem algo que eu aprendi é que todos precisam de algo para se confortar de uma fé e acho que até tu vai precisar algum dia (mas isso é tu quem sabe), e por favor não exagera; rindo da nossa cara? serio?… parece até papo de conspiração… olha frequento a 9 anos uma casa espirita e nunca vi ninguem se quer dando uma risada (se não for em uma hora em que estejam contando piada obvio), bem pelo contrario são sempre sérios e atenciosos ou eles fingem muito bem ou eles podem ser ninjas não sei (brinkskkk).
    enfim sendo uma farsa ou não, não tira o fato de estarem fazendo o bem para os outros e que eles realmente acreditam nisso ou somos todos loucos Emerson Bassinello Tomasini Lango ou voce precisa dar uma estudada no conteúdo espirita e visitar uma.

    Curtir

  44. Luiz Roberto Turatti

    “Fora a jaboticaba, que é muito boa, temos de ter cuidado com as coisas que só existem no Brasil.” (Eduardo Marchi)

    Curtir