GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Longo caminho até o iPad

Desde 1979, a Apple desenvolveu vários protótipos de tablet. Nenhum chegou ao mercado - até o lançamento de 2010

1979 – Apple
Graphics Tablet O primeiro tablet da Apple custava US$ 650 e tinha um software desenhado pelo cantor Todd Rundgreen. Era vendido junto com uma caneta projetada para desenhar na tela. Na época, ninguém prestou atenção no produto, que ainda por cima causava interferência nos aparelhos de rádio. A empresa nunca mais desistiria de lançar uma versão melhor.

1983 – Bashful
Depois de quatro anos de trabalho, surgiu um novo produto conceitual, que inspirou os protótipos das próximas datas:

1984 – 24HourMac

1985 – BookMac


1987 – Knowledge Navigator
Era para ser tão completo quanto um iPad. E tinha potencial: respondia a comandos por viva-voz e se destacava por seus comandos touch screen. Mas acabou sendo simplificado e virou o Newton, o PDA da Apple.

1989 – P2 Portable
Uma versão do Dynabook, protótipo de 1968 pensado pelo cientista da computação Alan Key dentro do centro de pesquisas da Xerox. Na revisão feita pelos engenheiros da Apple, todos fãs de Key, tinha uma alça para ser carregado. Também ficou só no projeto.

1991 – Workcase
Preocupados com o Newton, que poderia ameaçar os computadores pessoais, os designers da série Macintosh bolaram quatro projetos de tablets, com mais memória do que o PDA da Apple. O Workcase tinha uma tela protetora, pensada para quem precisasse carregar o aparelho de casa para o escritório.

1992 – Macintosh Folio PenMac PenLite
De toda esta lista, o PenLite foi o que chegou mais perto de alcançar o mercado. A produção acabou cancelada na última hora.

1993 – Bic
Uma versão do Newton com tela maior e design mais elegante.

2010 – iPad
Quando Steve Jobs finalmente resolveu lançar um tablet da Apple, mudou tudo o que se sabia sobre este tipo de aparelho. Com ele, é possível ouvir música, ver filmes, ler livros e jornais, jogar e navegar na internet. Este é o futuro do computador pessoal.