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Alugue o seu carro para estranhos

É mais barato, mais ecológico - e desentope as ruas. Entenda por que você deveria alugar o seu carro para seus amigos, vizinho ou estranhos

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h07 - Publicado em 2 jul 2013, 22h00

Robin Chase

Quer ajudar a aliviar o trânsito, reduzir a poluição e combater as mudanças climáticas? De quebra, você ainda ganharia uma grana. Muita gente já está alugando carros, em vez de comprá-los. A Zipcar, que fundei em 2000, é hoje a maior rede de compartilhamento de carros do mundo, com 650 mil membros dirigindo mais de 9 mil veículos da empresa nos EUA, Canadá e Reino Unido. Com ela, aprendi que muitas pessoas querem dirigir carros, e não possuí-los. Por isso, eu depois criei a Buzzcar, na qual as pessoas podem alugar seu carro para amigos e vizinhos. Ela já conta com 14 mil usuários e 2.100 veículos na França.

A Zipcar faz o que chamo de “compartilhamento tradicional”. Ou seja, ela é dona dos veículos e aluga por hora ou por dia. Em minutos, a pessoa entra no site, reserva e busca o carro usando um cartão eletrônico. Como a Zipcar precisa do retorno do investimento, ela coloca os carros apenas onde sabe que serão muito usados, como áreas densamente povoadas e cidades universitárias. Já a Buzzcar funciona como um mercado entre as pessoas que desejam alugar seus próprios carros, e amigos, vizinhos ou desconhecidos. É um aluguel “entre pares”, sem retorno financeiro. Por isso, os carros podem estar disponíveis em qualquer lugar da cidade e até em áreas rurais. O valor do aluguel depende do tipo e da localização de cada carro. Os Zipcars custam desde US$ 7 a hora (um carro simples estacionado numa rua com muitas vagas) até US$ 16 a hora (um luxuoso no centro de Nova York). Os preços da Buzzcar são 25% mais baixos porque os veículos não são novos. Metade tem até cinco anos e o resto tem mais. O proprietário ganha 65% do aluguel, a empresa fica com 15% e a companhia de seguros, os outros 20%. O seguro cobre o locatário e protege o proprietário. Em caso de acidente, o prontuário do dono continua limpo.

Compartilhar muda nossa relação com o automóvel. Hoje, o americano médio gasta 17% do salário com o carro, mas só dirige 5% do tempo. Isso significa que o carro fica ocioso quase todo o dia, tomando espaço dos estacionamentos ou das ruas. E, quando dirige, a pessoa vai sozinha em 80% das vezes. Agora pense no trânsito de sua cidade e imagine 15 carros dando lugar a apenas um. É o que acontece com a Zipcar. Cada carro compartilhado substitui 15 carros pessoais. Isso porque 40% dos usuários os contratam por hora ou por dia. Na prática, eles só compram as quantidades que necessitam.

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Quer mais uma vantagem? Quando as pessoas têm de pagar pelo uso do carro, elas dirigem 80% menos. É simples: se eu quero tomar sorvete e possuo um carro, vou com ele à sorveteria. Mas se preciso pagar US$ 10 por hora para ir até lá, pensarei duas vezes. Irei de bicicleta, caminhando ou de metrô. Quer dizer: quando pagamos para ir aos lugares, entendemos o real custo de um carro. E só dirigimos se essa for a escolha correta – por exemplo, se precisarmos carregar algo pesado ou se não houver outra opção.

Compartilhar carros nos deixa mais livres e independentes. Claro que não vamos eliminá-los no futuro, mas será tão caro mantê-los e estacioná-los que a maioria será compartilhada. E eles terão o tamanho exato de nossas necessidades: um casal vai usar um carro bem pequeno, uma família de quatro pessoas vai usar um carro maior, e assim por diante. Por enquanto, o desafio para levar a Buzzcar a países como o Brasil é obter o seguro. Levei um ano para consegui-lo na França e estou há quatro anos tentando nos EUA. E, quando alguém me diz que não alugaria o carro a um estranho, eu digo: “Tudo bem, não alugue.” Cada automóvel pode ser usado por 40 ou 50 pessoas. Portanto, só preciso que 1% da população abrace a ideia. Já estaremos bem assim.

* Robin Chase é fundadora e CEO da Buzzcar, uma empresa de compartilhamento de carros. É também fundadora e ex-CEO da Zipcar.

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