Inseto do Mal

A mosca-varejeira é perigosa?

O animal mais atingido pela varejeira costuma ser o gado.

Sim, ela pode até matar! A varejeira faz parte de uma família de moscas de cor azul ou verde-metálico, as califorídeas, cuja espécie principal é a Cochliomyia hominivorax. Ela utiliza a vítima – qualquer animal de sangue quente, incluindo o ser humano – como hospedeira de sua prole, depositando ovos onde houver alguma ferida aberta. “Ao nascerem, as larvas invadem a pele e se alimentam corroendo os tecidos vivos que encontrarem pela frente, devorando até ossos e cartilagens”, diz José Henrique Guimarães, entomólogo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). Esse tipo de infecção, chamada miase, é que leva à morte se não for combatida a tempo. Existem dois tipos de miase provocados por essas moscas: a cutâneo-traumática (que ataca a pele) e a nasofaringeana (que ocorre em casos de secreção nasal, principalmente rinite).

A segunda tem maior probabilidade de ser fatal. O animal mais atingido pela varejeira costuma ser o gado, especialmente bezerros, em feridas no local onde foi cortado o cordão umbilical.

Filhotes vorazes

Se tiverem a chance, as larvas da varejeira devoram o hospedeiro até o osso

1. O lugar favorito para a mosca depositar seus ovos é a borda de um ferimento na pele de um animal de sangue quente

 

2. Entre 12 a 24 horas depois, as larvas eclodem dos ovos e começam a se alimentar dos tecidos vivos do hospedeiro, cavando a carne até os ossos as cartilagens

publicidade

anuncie

Super 331 - Medo Nunca as pessoas sofreram tanto com medos, fobias  e ansiedade. O motivo: estamos sendo manipulados. Saiba como escapar e viver em paz. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 331
abril/2014

Medo
Nunca as pessoas sofreram tanto com medos, fobias e ansiedade. O motivo: estamos sendo manipulados. Saiba como escapar e viver em paz.

- sumário da edição 331
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Mundo Animal

publicidade

anuncie