Quantos bichos há no mundo?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h38 - Publicado em 26 jul 2009, 22h00

O mundo tem cerca de 4 600 espécies de mamíferos, 31 000 de peixes e mais de 900 000 de insetos. Mas quantos organismos vivos o homem ainda não conhece? É o que os americanos querem descobrir. Sociedades de pesquisas dos Estados Unidos estão organizando um imenso projeto, chamado por eles de Agenda Sistemática 2000. Os cientistas vão fazer um mapeamento que abrangerá todos os organismos vivos existentes. Além disso, eles pretendem descobrir novas espécies, entender melhor as relações entre os seres vivos, e ainda desenvolver um sistema computadorizado para armazenar dados sobre biodiversidade. Assim será possível avaliar o perigo de extinção que sofrem muitas espécies. Peter Raven, diretor do Jardim Botânico de Missouri, em St. Louis, acredita que este é um passo para o progresso mundial: “Mais importante que construir microchips ou automóveis é saber lidar adequadamente com os microorganismos”.

Os Estados Unidos querem envolver o mundo inteiro na Agenda Sistemática 2000. O projeto custa 3 bilhões de dólares por ano e os pesquisadores acreditam que levará 25 anos para ser concluído.