Que raça de cachorro tem a mordida mais forte?

As mordidas do fila brasileiro, do mastin inglês e do rottweiler podem ser consideradas as mais fortes.

por Matheus Ferreira de Almeida, Salvador, BA

 

"Eles são cães de guarda e possuem o músculo do maxilar inferior, chamado masseter, muito forte e os ossos que formam a maçã do rosto (o arco zigomático) são adaptados para sustentá-lo", explica o veterináro José Pedutti, da Universidade de São Paulo. Sua mandíbula também é mais curta que a de outros cachorros e funciona como uma espécie de alicate. Os fortes músculos, aliados a mandíbula curta, fazem com que a mordida dos três cães seja entre oito e dez vezes mais forte que a do homem. Além do poder da mordida, eles podem segurar as
presas por mais tempo entre os dentes, e com isso evitar que ela fuja. A parte do focinho onde estão as narinas é mais curta que onde está a boca. Com isso, o cão mantém a presa na boca sem que ela feche a respiração.
Essa caracterítica é típica de cães de guarda. Nos cães de caça, como o perdigueiro, a situação se inverte: as narinas são bem mais projetadas que a boca, facilitando o faro.

publicidade

anuncie

Super 339 - Humanos: caem as fronteiras entre nós e os animais Novas descobertas deixam claro: chimpanzés têm idiomas, cultura, fazem política, tecem redes sociais e praticam caridade. Chegou a hora de conferir direitos humanos a eles? Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 339
novembro/2014

Humanos: caem as fronteiras entre nós e os animais
Novas descobertas deixam claro: chimpanzés têm idiomas, cultura, fazem política, tecem redes sociais e praticam caridade. Chegou a hora de conferir direitos humanos a eles?

- sumário da edição 339
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Mundo Animal

publicidade

anuncie