O xixi da cadela e a grama amarela - Superinteressante

O xixi da cadela e a grama amarela

Por que o xixi da cachorra deixa a grama amarela e o do cachorro não?

Porque ela solta de uma vez só. O macho tem a responsabilidade de marcar seu território. Para isso, ele faz um xixizinho em cada poste das redondezas. Urina pouco, mas várias vezes por dia. O cheiro serve para avisar outros machos de sua presença e mantê-los afastados. A fêmea, ao contrário, quando fica com vontade, despeja tudo de uma vez. A grande quantidade de urina, que é muito ácida, descolore a grama. “Além disso”, complementa o veterinário José Peduti Neto, da Universidade de São Paulo, “a cadela faz direto no chão.” O macho costuma levantar a pata traseira e molhar paredes, postes ou árvores. O xixi só chega ao solo depois de escorrer. Por isso, parte dele evapora ou é absorvida antes de chegar ao chão.

publicidade

anuncie

Super 345 - Falta de sol e a polêmica da vitamina D Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 345
abril/2015

Falta de sol e a polêmica da vitamina D
Por anos, o sol foi um vilão da saúde, e aprendemos a nos esconder dele. Hoje, mais da metade da população tem níveis baixos de vitamina D. E isso pode estar ligado ao aumento nos casos de depressão, câncer e outras doenças.

- sumário da edição 345
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Mundo Animal

publicidade

anuncie