Água e sal não ajudam o pé a desinchar

Mergulhar os pés em água e sal diminui o inchaço?

A água quente pode dar um alívio momentâneo se houver dor. Mas não passa disso. O inchaço dos pés e das pernas, quase sempre causado por má circulação do sangue, não diminui. O calor da água pode até piorar a situação, aumentando a dilatação dos vasos. “E o sal não tem papel nenhum”, diz o cardiologista Miguel Nassif, da Universidade de São Paulo. Se o problema circulatório tiver causas mais graves, como a diabete ou a doença de Chagas, a imersão em água adiantará ainda menos.

Para diminuir o sintoma, os médicos costumam recomendar o banho de contraste. “Coloca-se o pé por 2 minutos na água quente e, logo em seguida, mais 2 minutos na fria. Deve-se repetir isso várias vezes”, explica o angiologista Roberto Tulli. O efeito ocorre em duas etapas. Primeiro, um relaxamento nos pés. Logo em seguida, uma contração dos vasos sanguíneos. O contraste ajuda a bombear o sangue perna acima, diminuindo o edema.

publicidade

anuncie

Super 335 - O perigo do glúten Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo? Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 335
julho/2014

O perigo do glúten
Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo?

- sumário da edição 335
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Saúde

publicidade

anuncie