GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Adultos precisam mesmo tomar leite?

Se o leite é mesmo tão necessário, de onde teria vindo a lenda de que adultos não precisam consumi-lo?

Precisam, sim.

“E pelo resto da vida”, diz o cardiologista Heno Ferreira Lopes, da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração, em São Paulo. “O leite e seus derivados são imbatíveis em teor de cálcio. Então, é bom beber pelo menos 3 copos por dia.” Sempre dando preferência ao desnatado, já que a gordura do integral prejudica as artérias.

Há quem acredite que, no adulto, consumir leite provoque intolerância à lactose– a dificuldade de digerir o açúcar do alimento, provocando gases, desarranjo intestinal e desconforto. Acontece que a intolerância não aparece do dia para a noite. “Esse é um problema predominantemente genético”, diz Heno Lopes.

Mas os céticos perguntam: será que o corpo precisa tanto assim de cálcio? Sempre é bom repetir: o mineral é importantíssimo para os ossos. E isso vale para homens e mulheres. Ambos sofrem de osteoporose, a doença que deixa o esqueleto suscetível a fraturas por qualquer bobagem.

Depois dos 40, a cada ano que passa há uma perda de 0,5% de massa óssea. Ainda bem que o osso é como a pele – regenera-se constantemente. Mas precisa de uma forcinha, que vem não só do cálcio mas de outros nutrientes do leite, como o fósforo, o magnésio, a vitamina D e o potássio.

Não gosta da bebida? Aposte nos queijos, nos iogurtes e na coalhada. A Academia Nacional de Ciências dos EUA recomenda a ingestão de 1.000 miligramas de cálcio por dia para adultos de 19 a 50 anos. Depois dos 51, suba a cota para 1.200 miligramas. Lembrete: um copo de leite contém cerca de 300 miligramas.