GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pedalar controla a hipertensão

Pesquisadores americanos concluíram que andar de bicicleta ajuda a reduzir a pressão sanguínea de pacientes com hipertensão leve.

Andar de bicicleta trinta minutos por dia ajuda a reduzir a pressão sanguínea de pacientes com hipertensão leve, segundo a Faculdade de Medicina de Connecticut, nos Estados Unidos. Eles compararam a pressão de doze voluntários hipertensos, antes e depois do exercício. Depois de pedalar, a pressão sanguínea dessas pessoas praticamente normalizou – efeito que parece durar cerca de 13 horas. Sabe – se que doses diárias de exercícios suaves são o melhor remédio para manter a saúde do coração. Raramente, porém os cientistas conseguem demonstrar, como dessa vez, que a receita também é válida para curar – e não prevenir – a hipertensão.

Em outro centro de pesquisa americano, o da Universidade de Washington, um grupo de médicos apontou que exercícios suaves, realizados com freqüência, aumentam os níveis de uma substância do sangue, o TPA (do inglês, ativador do plasminogênio tecidual), capaz de dissolver coágulos. Ou seja, além de baixar a pressão, como suspeitam os colegas de Connecticut, fazer ginástica contribuiria para diminuir a incidência de infartos provocados por obstáculos à circulação.