Notícias Superinteressantes

Queijo ajuda a combater cárie

Pesquisadores canadenses concluíram que certos tipos de queijo ajudam a combater a cárie.

Pedaços de queijo ajudam a garantir um sorriso livre de cáries, segundo pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá. Durante um ano, eles acompanharam 102 alunos do primário, divididos em duas classes. Em uma delas, os pais foram orientados para oferecer 5 gramas de queijo aos filhos depois das refeições, isto é, um cubo um pouco maior do que um dado. Às vésperas das férias, as crianças passaram no consultório dentário: aquelas que comiam queijo regularmente apresentaram um número de cáries cerca de duas vezes menor do que seus colegas da outra classe.

Os cientistas notaram que certos queijos, especialmente os tipos suíço e cheddar, aumentam a quantidade de cálcio na saliva de 100 ppm (partes por milhão) para 1000 ppm. “O esmalte do dente é uma membrana semipermeável, capaz de captar o cálcio disponível. No caso, é o caminho oposto ao da cárie, que aparece quando os dentes perdem minerais”, explica o odontologista paulista Armando Azevedo Neto. “O queijo, claro, não dispensa a escova de dentes, mas é boa arma para manter sua saúde. Ele tem maior concentração de cálcio do que o leite. Este, aliás, fermenta mais rápido na boca, o que ás vezes facilita a vida das bactérias envolvidas na cárie.”

 

 

 

 

 

 

publicidade

anuncie

Super 335 - O perigo do glúten Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo? Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 335
julho/2014

O perigo do glúten
Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo?

- sumário da edição 335
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Saúde

publicidade

anuncie