GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

80 casos de ódio racial foram registrados nos EUA pós-eleição

Ameaças de estupro, saudações nazistas, ofensas raciais e até xingamentos a uma repórter brasileira por lá: os primeiros feitos da era Trump. :(

Desde que Donald Trump surpreendeu o mundo e ganhou as eleições americanas há dois dias, mais de 80 incidentes de ódio racial e nacionalista foram registrados nos EUA. O aviso foi feito pelo Southern Poverty Law Center, uma instituição que contabiliza grupos extremistas e de apoio à supremacia branca no país.

Os ataques aconteceram nas ruas, e foram relatados nas redes, principalmente o twitter. Negros, latinos e muçulmanos descreveram ter sido vítimas de ódio nos últimos dias. Uma latina contou  que um homem branco jogou um copo de água nela e ameaçou estuprá-la e mandá-la de volta “para o outro lado do muro”. Uma muçulmana contou que um homem apontou uma faca para ela no campus da Universidade de Illinois.

 

Há também um vídeo de um rapaz negro que ouviu de um branco que ele deveria estar colhendo algodão, numa referência a uma das atividades principais dos antigos escravos americanos. O mesmo aconteceu em uma escola de ensino médio na Pensilvânia, na qual alunos brancos fizeram o gesto de saudação a Hitler e chamaram os negros de catadores de algodão. A diretora do colégio pediu respeito a todos os alunos.

 

Uma repórter brasileira que trabalha para o New York Times, Fernanda Santos, contou que estava conversando em espanhol ao telefone, quando um senhor branco se aproximou e mandou ela falar inglês.

 

O Southern Poverty Law Center também avisou que líderes de entidades neonazistas e de extrema direita vêm comemorando a vitória de Trump por meio de posts e manifestos. Andrew Anglin, dono de um site neonazista americano (os EUA não proíbem esse tipo de organização) escreveu em uma declaração que: “Nosso líder glorioso ascendeu ao cargo de Imperador. A raça branca está de volta ao jogo, e ninguém poderá nos derrotar. Não vamos parar de vencer”.

Agora, Donald Trump vai ter de rebolar para se afastar desse tipo de maluco. Estamos de olho.

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pepê Soares Costa

    Vai um lenço para as lágrimas ai?

    Curtir

  2. Filippe Ykeuti

    A Super vai comentar sobre o idoso espancado por negros por ter votado no trump?
    Não né? Imaginei

    Curtir

  3. Ariel Sullivan

    Mimimi ódio mimimi intolerância mimimi preconceito mimimi aquecimento global acelerado mimimi ciclo menstrual das abelhas alterado mimimi Trump!

    Curtir

  4. E que sejam todos investigados e consequentemente absolvidos ou punidos.

    Curtir

  5. Adalberto De Bastiani

    Será que não dá vergonha de mostrar isso sem mostrar também os ataques aos eleitores do Trump?
    Tá feio esse mimimi

    Curtir

  6. Martin Bittencourt

    Desculpa, mas estaria a SI sugerindo que nunca tinha havido esse tipo de ataque, ou nessa intensidade antes da eleição de Trump? Pergunto isso porque a tentativa de lincar as eleições de Trump com tais eventos seria completamente besta a menos que isso fosse verdade. Afinal se acontecia X número de ataques do tipo antes das eleições e continuou acontecendo os mesmos X número de ataques após as eleições então como podemos dizer que Trump tem alguma coisa a ver com isso? isso sem falar na implícita falácia de correlação coincidente!

    Curtir

  7. Paulo Nunes Ortiz

    Karin Hueck já lemos sua opinião, mas como jornalista procure ser mais imparcial e precisa nos seus artigos, afinal ninguém é obrigado a ler idéias pré-moldadas, queremos fatos e a real exposição dos acontecimentos (de ambos os lados: pró e contra Trump), mas quem posta no TT: “meudeus, o trump ganhou. terra oficialmente pior planeta agora”, sinceramente não tem como escrever um artigo limpo e imparcial…

    Curtir

  8. Não é um site sobre ciência? Parece um artigo da Carta Capital.

    Curtir

  9. Orton Moretz

    Vai falar sobre o caso do idoso espancado e que teve o carro roubado por uma gangue de comunistas? https://www.facebook.com/ancapbr/videos/1016189088490673/

    Curtir

  10. Anderson Sousa de Oliveira

    Cara, vcs não tem vergonha não? Que tal falar da onda de ataques a pessoas brancas e eleitores do Trump? Quantos anos tem o redator dessa porra aí? Ele tbm foi gravar um vídeo urrando no quarto porque o Trump perdeu? Puta que o pariu, meu irmão, criem vergonha na cara!!!

    Curtir

  11. Anderson Sousa de Oliveira

    *Ganhou

    Curtir