GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Gráficos revelam quais emojis estão bombando – e quais floparam

Pesquisa mostra o auge e a queda de cada emoji. "Sassy girl" atingiu o topo em 2015 – agora ela está dando lugar ao cachorro e às lágrimas de alegria

Emojis são coisa séria.

No ano passado, a SUPER fez uma longa matéria discutindo a validade desses símbolos como uma língua independente. Críticos do mundo virtual dedicam artigos inteiros a debater se os traços da berinjela () devem ser mais realistas ou cômicos – há quem afirme que a versão caricata, por sua semelhança com um pênis, permite passar recados sexuais discretos. E por último, mas não menos importante, criadores da cobra Píton-real (Python regius) já cruzam espécimes com manchas amarelas para que nasçam filhotes com uma “pintura”… bem, você pode clicar aqui e ver com seus próprios olhos. 

Agora eles também são estatística. A Emojipedia usou a ferramenta Google Trends para gerar gráficos que mostram a ascensão e queda da popularidade de todos os emojis disponíveis em sua base de dados. Basta selecionar um emoji aleatório (vamos ficar com o ), entrar em sua página e rolar a tela até o subtítulo “Statistics”, onde está o gráfico. A curva é construída com base no número de pessoas que jogaram o símbolo no mecanismo de busca do Google nos últimos cinco anos.

(emojipedia/Reprodução)

Até aqui, nada demais. O  não é tão popular nem tão especial – seu gráfico ascendente é de longe o resultado mais comum na Emojipedia. Muito mais revelador é a curva do , que se manteve mais ou menos estável nos últimos cinco anos, mas que registrou, em 2013, um pico brusco e muito curioso.

(emojipedia/Reprodução)

Vale lembrar que, para manter uma proporção fixa, todos os gráficos são montados pelo Google em uma escala que vai de 0 a 100. Um pico de 100, portanto, não significa que o emoji em questão foi procurado 100 vezes, mas que o número de buscas por ele naquele determinado intervalo de dias foi uma alta histórica em relação a outros períodos.

(emojipedia/Reprodução)

O gráfico acima é de um dos emojis mais polêmicos, o  (conhecido como sassy girl e usado para comentários sarcásticos ou atrevidos). Ele viveu seu auge em 2015, e desde então voltou ao nível de popularidade original. Em um post no blog da Emojipedia, os editores do site lembram que, ao acessar o próprio Google Trends, você pode criar gráficos sobrepostos: basta jogar dois emojis diferentes na busca, separados por vírgula, para ver como eles se comparam na corrida pelos corações e mentes. Um exemplo ótimo é o clássico gato vs. cachorro, que você vê aqui.