Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

BRAILE

Superinteressante edição 020
Edição anteriormai 1989 Edição posterior
Receba as atualizações da Super em seu RSSRSS
Outras matérias
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Homem primitivo palitava dentes
  • Estudos realizados nos pré-molares e molares de homens primitivos indica que eles cavucavam os dentes com um objeto pontudo.
  • PERGUNTAS SUPERINTRIGANTES
  • Árvore
  • Pela ação capilar, as árvores levam água e nutrientes através de toda a sua estrutura.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Controle remoto sai do videogame
  • Projetado um novo tipo de acessório de videogame que dispensa botões, comandos e controles remotos. Trata-se de uma maleta com uma série de sensores eletrônicos que registram os movimentos do jogador, sua velocidade e posição relativa e os traduz em ação na tela.
  • PERGUNTAS SUPERINTRIGANTES
  • Aerofólio
  • O aerofólio tem a função de diminuir as turbulências causadas pelo vento; graças a ele os carros de Fórmula 1 alcançam velocidades maiores sem necessidade de motores mais possantes.
  • PERGUNTAS SUPERINTRIGANTES
  • Gato
  • A crendice surgiu na Inglaterra no século XVI. Dizia-se que ele era perigoso como uma feiticeira.
  • A batalha da balança
  • Obesidade: como vencer essa batalha e quais os motivos que fazem com que existam pessoas gordas e magras; boxes: gordos e magros famosos, quando surgiu a preocupação com o peso; e a gordura não traz problemas aos animais.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • ETs na rota da supernova
  • Explosão de supernovas pode facilitar contatos com extraterrestres.
  • PERGUNTAS SUPERINTRIGANTES
  • Sol
  • É um fenômeno que ocorre nas proximidades dos pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Kit antivírus de computador
  • Especialistas da Universidade Harvard desenvolveram um software que impede e registra qualquer tentativa de acesso não autorizado a informações confidenciais armazenadas na memória do computador.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Sinal verde para as digitadoras
  • De acordo com pesquisas realizadas na França e EUA constatou-se que o trabalho de digitação não expõe as mulheres, mesmo grávidas, a qualquer ameaça e que a luminosidade dos terminais de computador não causa problemas oculares.
  • Nas curvas do espaço-tempo
  • A Relatividade explica como é possível entender melhor o Universo conhecendo-se a curvatura do espaço-tempo. Boxe: as crianças também entendem o mundo relativístico.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Preguiça leva ao infarto
  • Exercícios físicos podem diminuir os casos de morte por doenças do coração.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • O rastro negro do homem
  • Navio petroleiro derrama 42 milhões de litros de petróleo no Oceano Pacífico e ameaça as espécies marinhas.
  • LIVROS SUPERIMPORTANTES
  • Livros indicados pela revista Superinteressante.
  • DOIS MAIS DOIS
  • O universo das probabilidades
  • Nos séculos XVIII e XIX, o universo das probabilidades era aceito provisoriamente; hoje a ciência e a lógica pregam a derrubada dos preconceitos contra a probabilidade, pois as incertezas são o traço característico do mundo moderno.
  • PERGUNTAS SUPERINTRIGANTES
  • Relógio
  • Porque os primeiros fabricantes decidiram manter o mesmo sentido dos relógios solares, evitando assim confusões e atrasos.
  • O papel de cada um
  • O problema do lixo e da poluição nas ruas, cidades, praias, etc. Box: a limpeza no Metrô paulistano e a questão da poluição visual.
  • Um santuário para os rinocerontes
  • A matança desenfreada de rinocerontes e o que os governos de países africanos estão fazendo para proteger esses animais. Box: curiosidades sobre os rinocerontes.
  • DITO E FEITO
  • Pensei que você fosse homem
  • Estudos recentes nos Estados Unidos relata as vicissitudes enfrentada pelas mulheres, e cita o exemplo de Lise Meitner.
  • A instabilidade
  • Uma história de ficção científica sobre a instabilidade no universo.
  • Cem anos nos céus de Paris
  • Construída há cem anos, a Torre Eiffel é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo e um marco da modernidade.
  • Fábrica de estrelas
  • Com 250 bilhões de estrelas, a Via Láctea pode explicar alguns dos grandes enigmas do Universo.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Cenas da vida de uma ciência
  • Genética, a ciência mais promissora dos últimos tempos e suas proezas.
  • GRANDES IDÉIAS
  • O método Braile
  • O alfabeto Braile contribuiu efetivamente para a comunicação entre cegos, pois aplica-se a qualquer língua, à estenografia e à música.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Mapa do Cosmo em três dimensões
  • Astrofísicos brasileiros pretendem montar um mapa tridimensional do Universo, com a ajuda dos dados coletados por um telescópio.
  • ESTETOSCÓPIO
  • Conversa salva-vidas
  • Para um diagnóstico perfeito é necessário que haja uma boa relação médico-paciente. Box: o consumo de álcool na gravidez e o desenvolvimento mental dos filhos. Cigarros e câncer e os batimentos cardíacos.
  • O novo mundo de Galileu
  • Perfil de Galileu Galilei; box: o método científico de Galileu.
  • Ciência ao molho béarnaise
  • A ciência explica as reações químicas ocorridas no preparo do molho béarnaise. Box: receita do molho bernaise e a origem do nome bernaise.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Supercondutores militares
  • Pentágono sugere ao governo americano que aumente os investimentos na área de pesquisa de materiais supercondutores para o setor militar.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • OMS dá número da AIDS
  • Previsões para AIDS nos próximos anos e número de casos existentes atualmente.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Discussão quente sobre o gelo
  • As novas datações das eras glaciais podem alterar as teorias sobre mudanças climáticas.
  • TELESCÓPIO
  • Os três sóis de Shakespeare
  • Explicando o parélio, fenômeno que sugere a existência de dois sóis, um de cada lado do Sol.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Esquizofrenia no plural
  • A esquizofrenia é causada por defeitos genéticos, porém os cientistas ainda não descobriram em qual cromossomo, dos 46 que o homem tem, está a imperfeição.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Na mira, cometa e lua de Saturno
  • A NASA e a ESA lançarão nos próximos anos duas sondas espaciais para investigar a possibilidade da existência de formas elementares de vida fora da Terra.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Bebê mamute de 50 mil anos
  • Encontrado nas margens do rio Yuribeite-Yakha, na União Soviética, o fóssil de um filhote de mamute de 50 mil anos.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Programa estuda ventos e mares
  • No próximo ano será oficialmente inaugurado o Programa WOCE (Experimento de Circulação Oceânica Mundial), que visa estudar durante dez anos a circulação das correntes marítimas e seus efeitos sobre a atmosfera.
  • PERGUNTAS SUPERINTRIGANTES
  • Pasta dental
  • Surgiu há aproximadamente 4 mil anos, no Egito.
  • NOTÍCIAS SUPERINTERESSANTES
  • Fábrica de ar no espaço
  • Estação espacial americana, a ser lançada em 1996, terá um novo sistema de recuperação de oxigênio a partir de dióxido de carbono, eliminado na respiração dos tripulantes.

O método Braile

O alfabeto Braile contribuiu efetivamente para a comunicação entre cegos, pois aplica-se a qualquer língua, à estenografia e à música.

Ler no escuro. Quem já tentou sabe que é impossível. Mas foi exatamente a isso que um francês chamado Louis Braille dedicou a vida. Nascido em Coupvray, uma pequena aldeia nos arredores de Paris, em 1809, desde cedo ele mostrou muito interesse pelo trabalho do pai. Seus olhos azuis brilhavam de admiração ao vê-lo cortar, com extrema perícia, selas e arreios. Uma tarde, pouco depois de completar 3 anos, o menino começou a brincar na selaria do pai, cortando pequenas tiras de couro. De repente, uma sovela, instrumento usado para perfurar o couro, escapou-lhe da mão e atingiu o seu olho esquerdo. O resultado foi uma infecção que, seis meses depois, afetaria também o olho direito. Aos 5 anos, o garoto estava completamente cego.

A tragédia não o impediu, porém, de freqüentar a escola por dois anos e de se tornar ainda um aluno brilhante. Por essa razão, ele ganhou uma bolsa de estudos do Instituto Nacional para Jovens Cegos, em Paris, um colégio interno fundado por Valentin Haüy (1745-1822). Além do currículo normal, Haüy introduzira um sistema especial de alfabetização, no qual letras de fôrma impressas em relevo, em papelão, eram reconhecidas pelos contornos. Desde o início do curso, Baile destacou-se como o melhor aluno da turma e logo começou a ajudar os colegas. Em 1821, aos 12 anos, conheceu um método inventado pouco antes por Charles Barbier de la Serre, oficial do Exército francês.

O método Barbier, também chamado escrita noturna, era um código de pontos e traços em relevo impressos também em papelão. Destinava-se a enviar ordens cifradas a sentinelas em postos avançados. Estes decodificariam a mensagem até no escuro. Mas, como a idéia não pegou na tropa, Barbier adaptou o método para a leitura de cegos, com o nome de grafia sonora. O sistema permitia a comunicação entre os cegos, pois com ele era possível escrever, algo que o método de Haüy não possibilitava. O de Barbier era fonético: registrava sons e não letras. Dessa forma, as palavras não podiam ser soletradas. Além disso, o fato de um grande número de sinais ser usado para uma única palavra tornava o sistema muito complicado. Apesar dos inconvenientes, foi adotado como método auxiliar por Haüy.

Pesquisando a fundo a grafia sonora, Braille percebeu suas limitações e pôs-se a aperfeiçoá-la. Em 1824, seu método estava pronto. Primeiro, eliminou os traços, para evitar erros de leitura; em seguida, criou uma célula de seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos cada, que podem ser combinados de 63 maneiras diferentes. A posição dos pontos na célula é esta ao lado.

As primeiras dez letras do alfabeto (de a a j) são formadas com os pontos 1,2,4 e 5. Precedidos de um sinal específico para indicar algarismos, os pontos adquirem valores numéricos, de 1 a 10 (veja ilustração). As letras de k a f resultam da adição do ponto 3 aos sinais das dez primeiras letras. Quando os pontos 3 e 6 são adicionados simultaneamente às cinco primeiras letras, surgem os símbolos das letras u,v,x,y,z; o w é representado pelos pontos 2,4,5 e 6. Com as combinações restantes, de acordo com o idioma, surgem os sinais de acentuação e pontuação. Em 1826, aos 17 anos, ainda estudante, Braille começou a dar aulas. Embora seu método fizesse sucesso entre os alunos, não podia ensiná-lo na sala de aula, pois ainda não era reconhecido oficialmente. Por isso, Braille dava aulas do revolucionário sistema escondido no quarto, que logo se transformou numa segunda sala de aula. A primeira edição do método foi publicada em 1829. No prefácio do livro, ele reconheceu que tinha se baseado nas idéias de Barbier.

O braile é lido passando-se a ponta dos dedos sobre os sinais em relevo. Normalmente usa-se a mão direita, com um ou mais dedos, conforme a habilidade do leitor, enquanto a mão esquerda pocura o início da outra linha. O braile é subdividido em três graus: o grau 1 é a forma mais simples, em que se escreve letra por letra; o grau 2 é a forma abreviada, empregada para conjunções, preposições e pronomes mais comumente usados, como, por exemplo, mas, de, você e por que; abreviaturas ainda mais complexas, como para -ista, -mente e -da-de, formam o grau 3, que exige ótima memória e tato muito desenvolvido.

Essas abreviações são necessárias para reduzir o tamanho dos livros e permitir maior rapidez na leitura. Mesmo assim, os livros são bastante volumosos: o Novo dicionário da língua portuguesa, edição reduzida, de Aurélio Buarque de Holanda, tem 35 tomos; o romance Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado, nove. O braile aplica-se a qualquer língua, sem exceção, e também à estenografia, à música - Braille, por sinal, era ainda exímio pianista - e às notações científicas em geral. Isso resulta do aproveitamento das 63 combinações em códigos especiais, que multiplicam as suas possibilidades. A escrita é feita mediante o uso da reglete, também idealizada por Braille: trata-se de uma régua especial, de duas linhas, com uma série de janelas de seis furos cada, correspondentes às células braile.

A régua desliza sobre uma prancheta onde está o papel, que é pressionado para formar os pontos em relevo com o punção - uma espécie de estilete. Com a reglete, escreve-se da direita para a esquerda, com os símbolos invertidos - algo mais fácil para os deficientes visuais do que se pode imaginar. A leitura é feita normalmente, da esquerda para a direita, no verso da folha. Além da reglete, o braile pode ser escrito com uma máquina especial, de sete teclas - seis para os pontos e uma para o espacejamento. A máquina foi inventada pelo americano Frank H. Hall, em 1892. Louis Braille morreu de tuberculose em 1852, com apenas 43 anos. Temia que seu método desaparecesse com ele, mas, finalmente, em 1854 foi oficializado pelo governo francês.

No ano seguinte, foi apresentado ao mundo, na Exposição Internacional de Paris, por ordem do imperador Napoleão III (1808-1873), que programou ainda uma série de concertos de piano com ex-alunos de Braille. O sucesso foi imediato e o sistema se espalhou pelo mundo. Em 1952, o governo francês transferiu os restos mortais de Braille para o Panthéon, em Paris, onde estão sepultados os heróis nacionais.

No Brasil, o método começou a ser adotado em 1856, e as duas únicas instituições que imprimem em braile são a Fundação para o Livro do Cego, de São Paulo, e o Instituto Benjamin Constant, do Rio de Janeiro: juntas editam cerca de 25 títulos por mês, num total de 4 mil volumes - aquém das necessidades. Por lei, são obrigadas a distribuí-los gratuitamente aos 750 mil cegos que se estima existirem no país.

Silvio Atanes

 

Capa de Super 265 Leia a Super 265
Publicidade
Anuncie
topo
Superinteressante

[1987 - 2010] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.