Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

CAFÉ /BEBIDA/

Superinteressante edição 197
Edição anteriorfev 2004 Edição posterior
Receba as atualizações da Super em seu RSSRSS
Outras matérias
  • Capa
  • Evangélicos
  • Não dá mais para fingir que não vemos. Um a cada seis brasileiros já é evangélico - e o número continua crescendo. Se você quer entender o Brasil e antever o futuro, precisa antes saber como isso foi acontecer
  • Carta ao Leitor
  • A revolução dos sem-pente
  • Ciência
  • A física dança Tango
  • O fenômeno do esntrelaçamento é uma das coisas mais estranhas do Universo. Entenda essa dança bizarra e saiba como ela torna possível o teletransporte
  • Comportamento
  • O prazer em suas mãos
  • De pecado mortal e praga anti-social, nos últimos 50 anos, a masturbação passou a ser aceita como uma prática natural e saudável. Por que, então, ainda somos cheios de dedos para tocar no assunto?
  • Saúde
  • Comida é tudo
  • Super Leitor
  • Super equívoco
  • Supercult
  • Dançando lambada
  • Bichinhos fofos morrem
  • Sérgio Dávila
  • Bonecos-palito não morrem
  • Arte democrática
  • Mestre dos sonhos
  • Notícia em quadrinhos
  • Antologia fantástica
  • Arauto cósmico
  • Cara de Cartum
  • Reminiscências
  • Você decide!
  • Heróis vitorianos
  • Quase maldito
  • Superfantástico
  • O tráfico negreiro não houvesse existido?
  • Superintrigante
  • Como se avalia um desfile de escolas de samba?
  • Superintrigantes
  • O que significam os avisos de erro do computador?
  • Quanto tempo o corpo agüenta sem água?
  • Por que o lança-perfume é proibido?
  • Lambida de cachorro é sinal de afeto?
  • O que causa bolhas nos pés?
  • O que é lúpulo?
  • Supernovas
  • Divulgação secreta
  • Eterno retorno
  • Xô, paquiderme
  • Pronúncia caipira
  • Pum por todos
  • Presídio viral
  • Que diabos se passa na cabeça desse homem?
  • Que bicho vem por aí
  • Quer viver quanto?
  • Seqüestro relâmpago
  • Tela quente
  • O mestre dos disfarces
  • Ladrão e falsário, Eugène Vidocq criou a agência de detetives
  • Adubo de pedra
  • Assassinato em série
  • Café: bebida de macho!
  • Superpapo
  • Medicina faz mal à saúde
  • O médico Vernon Coleman diz que os hospitais mais matam do que curam e que é preciso ser muito saudável para sobreviver a um deles
  • Superpolêmica
  • Viva a lei de Gérson!
  • "Gostamos de levar vantagem. Alguém aí teria orgulho de viver em uma nação de otários?"
  • Superpôster
  • Turma do Mauricio
  • Supertech
  • Tira-teima
  • Tirando onda
  • Mergulhe no som
  • Jogo sério
  • Telefone que toca
  • Rádio ligado
  • Superzoom
  • Lei da selva no quintal
  • A aparente paz do jardim esconde a guerra travada entre os insetos: presas e predadores usam camuflagens ou cores berrantes na luta pela sobrevivência
  • Café: bebida de macho!

    Estudo revela que os homens que tomam pelo menos um copo da bebida diariamente apresentam maior movimentação de espermas.

     

    Se você é homem, não pense que é o único a ficar acordadão quando toma café. O mesmo efeito se repete, acredite, com seus espermatozóides. É o que concluiu um estudo coordenado pelo médico urologista Fábio Pasqualotto, diretor do Conception Centro de Reprodução Humana, de Caxias do Sul (RS).

    A pesquisa brasileira virou notícia internacional ao ser apresentada por Pasqualoto numa conferência em San Antonio, Estados Unidos. Os resultados mostram que os homens que tomam pelo menos um copo de café diariamente apresentam maior movimentação dos espermas. Em outras palavras, os espermatozóides ficam com mais energia e mais velozes, o que pode aumentar a possibilidade de fecundação do óvulo. "A cafeína pode aumentar o uso de energia do esperma, como se fosse um estimulante. É como se o espermatozóide tomasse um energético", explica o pesquisador.

    Para chegar a tais conclusões, foi testada a qualidade do sêmen de 750 homens férteis e com vida sexual ativa. "Quem toma café não produz mais esperma. A única alteração observada foi na sua qualidade de movimentação, independentemente da quantidade de café ingerida diariamente", explica Pasqualotto.

    Em números, entre os homens que tomam café, 67% dos espermatozóides tinham mobilidade suficiente para chegar ao óvulo, contra 54% dos que não tomam. Agora, o médico vai fazer testes com homens com problemas de fertilidade. "Dependendo dos resultados, podemos sugerir ao paciente com pouca movimentação dos espermatozóides que tome um cafezinho", diz.

     

     

    Capa de Super 254 Leia a Super 254
    Publicidade
    Anuncie
    topo
    Superinteressante

    [1987 - 2008] Editora Abril S.A.

    Todos os direitos reservados.