Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Supernovas

Superinteressante edição 200
Edição anteriormai 2004 Edição posterior
Receba as atualizações da Super em seu RSSRSS
Outras matérias

Jerônimoooooooo!

Para quedas de avião

Mauricio Della Barba

 

Já é possível sair vivo e intacto de uma queda de avião. Cinco pessoas, em dois incidentes separados, escaparam da morte no mês passado nos Estados Unidos e Canadá. "Descemos sãos e salvos do avião. Nem mesmo um músculo dolorido. Estou pasmo", afirmou o piloto Albert Colk, que levava três passageiros por uma área montanhosa no Canadá quando uma turbulência o surpreendeu a 3 500 metros. Sem titubear, Colk puxou a alavanca do pára-quedas de seu Cirrus SR20, o primeiro avião homologado a utilizar o sistema.

O Cirrus é um monomotor com capacidade para quatro pessoas que leva um grande pára-quedas atrás do compartimento de bagagens. O impacto final, equivalente a uma queda de 3 metros, é absorvido pela engrenagem de aterrissagem.

O dispositivo que equipa o Cirrus começou a ser desenvolvido em 1985 pela empresa americana BRS. Hoje, segundo a BRS, mais de 15 mil aeronaves contam com o "Parachute System" – a maioria ultraleves. O equipamento chamou a atenção da Nasa. Agora as duas empresas desenvolvem em conjunto um protótipo para ser usado em pequenos jatos. Será que é suficiente para acabar com o medo?

 

PARA SABER MAIS

www.cirrusdesign.com

www.brsparachutes.com

 

 

Capa de Super 254 Leia a Super 254
Publicidade
Anuncie
topo
Superinteressante

[1987 - 2008] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.