Edição do mês

O chão não pára quieto

O chão não pára quieto

Por Da Redação
À velocidade do crescimento de uma unha, as fundações dos continentes navegam o tempo todo, moldando a face da Terra.

Quebra-cabeça da matéria

Por Da Redação
Tudo o que vemos é formado por partículas cuja pequenez é difícil de imaginar - e que vão ainda além dos conhecidos prótons e nêutrons.

Somos filhos da África

Por Da Redação
O continente negro é a terra natal da humanidade, de onde nos espalhamos em ondas sucessivas para enfim dominar a Terra.

Somos poeira de estrelas

Por Da Redação
A matéria-prima do ar, das rochas e da vida foi e continua sendo forjada pelas pressões gigantescas que existem no coração das maiores estrelas.

Bagunça sim, mas organizada

Por Da Redação
Pequenas variações, efeitos gigantes: sim, existe lógica por trás do que os cientistas apelidaram de teoria do caos.

Limite de velocidade: luz

Por Da Redação
A teoria se chama relatividade especial, mas foi ela que revelou a única coisa do cosmo que não é relativa e nunca varia - a maneira como a luz se desloca
História

Gravidade é mera questão geométrica

Por Da Redação
Coisas grandes e pesadas, como estrelas e buracos negros, literalmente amassam o espaço, dando forma ao Universo

Ao vencedor, os filhotes

Por Da Redação
Para vencer na evolução, não é preciso ser o mais forte nem o mais malvado - basta ser o que mais deixa descendentes no final.
História

história da ciência :a música que faz o cosmo

Por Da Redação
Cordas incrivelmente pequenas, que vibram feito as de uma guitarra em diferentes .

Português, primo do sânscrito

Por Da Redação
Pode não parecer, mas as línguas evoluem segundo regras quase matemáticas, que ajudam a reconstruir a história humana
História

A língua que existe por trás das línguas

Por Da Redação
Todo mundo sabe que o japonês não tem nada a ver com o português, mas processos muito parecidos governam todos os idiomas

Mamãe :Terra te ama

Por Da Redação
Há quem defenda que o planeta funciona feito um super organismo, que faz de tudo para proteger a vida - e pode esmagar quem ousar ameaçá-la

Evolução: simplesmente um luxo

Por Da Redação
Para conquistar um(a) parceiro(a), as formas de vida apostam num verdadeiro carnaval de cores berrantes, adereços espalhafatosos e comportamentos de risco.

Partículas: fundações invisíveis

Por Da Redação
Uma forma desconhecida de matéria sofre apenas a ação da gravidade, mas ajuda a manter o cosmo de pé.

Mexeu aqui, mudou ali

Por Da Redação
Parece coisa de fantasma: um casamento misterioso entre partículas, que as faz passar pelas mesmas mudanças mesmo quando estão separadas.
História

Galáxias malucas com o pé na tábua

Por Da Redação
Apertem os cintos: uma energia que contraria a gravidade parece estar levando o cosmo a inflar de forma acelerada e imprevisível
História

Quer se civilizar? Escolha bem seu continente

Por Da Redação
A estrutura geográfica de cada região do globo ajudou a determinar o fluxo de animais, plantas, conhecimento - e forjou os eixos da civilização
História

Eu sei que você sabe que eu sei

Por Da Redação
A capacidade de se reconhecer no espelho e intuir que outros seres também têm uma mente criou animais capazes de compaixão - e crueldade
História

Inteligência? Qual delas mesmo?

Por Da Redação
Espacial? Social? Escolha a sua: nossa mente parece ser feito um canivete suíço, com módulos separados para cada tarefa, moldados pela seleção natural.
História

Característica dos seres vivos :herança em pedacinhos

Por Da Redação
A sacada de que cada característica dos seres vivos pode ser transmitida separadamente fez com que a genética deixasse de ser mistério.

Big brother animal

Por Da Redação
Pensa que é fácil ser animal doméstico? Critérios muito precisos fizeram com que só alguns bichos se tornassem companheiros do homem.

O Universo esburacado

Por Da Redação
Nem a luz escapa de ser engolida pelos objetos mais misteriosos do Universo, cuja existência desafia a relatividade e a mecânica quântica.

Universos que não acabam mais

Por Da Redação
A explicação para inúmeras características esquisitas do cosmos pode ser simples: existem infinitos como ele por aí

História da ciência:um começo explosivo

Por Da Redação
Ao perceber que o universo está em constante expansão, a ciência concluiu que tudo se originou de um único ponto.

A bactéria que existe em você

Por Da Redação
Se você consegue respirar oxigênio, agradeça a uma velha bactéria que, um belo dia, resolveu virar parte das suas células e ajudou a criar a vida complexa

Partículas que formam a matéria :tudo é e não é

Por Da Redação
As partículas que formam a matéria são, ao mesmo tempo, ondas. E não são. E são. Ah, você vai entender...

Bactérias :a vida é uma grande família

Por Da Redação
Bactérias, sagüis, sequóias e pessoas têm tanta coisa em comum que, pelo visto, só podem descender de um único tataravô.

Sua majestade, o gene

Por Da Redação
Os seres vivos parecem prodígios de complexidade, mas não passariam de robôs copiadores de DNA egoísta.

Humanidade (quase) instantânea

Por Da Redação
De macacos um pouco menos peludos a artistas de primeira classe, parece que viramos humanos plenos de uma hora pra outra.

As 3 piores idéias da ciência

Por Da Redação
Errar é humano, diz o ditado - o que só pode significar, como mostram as teorias abaixo, que os cientistas também são sujeitos muito, muito humanos.
Ideias

Dupla-hélice no comando

Por Da Redação
O código da vida tem sigla: DNA. Entenda como a linguagem digital dessa molécula constrói os organismos.