7 apps para quem curte ciência

De botânica à astronomia, nas lojas de aplicativos você encontra muita ciência boa.

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 08h41 - Publicado em 29 jan 2016, 17h15

NASA

Aplicativo oficial do programa espacial americano é essencial para quem curte astronomia. São mais de 14 mil fotos tiradas pela corporação, mapas interativos e transmissões ao vivo da Estação Espacial Internacional. O app ainda avisa quando novas descobertas serão anunciadas e, melhor ainda, é gratuito

Touch Surgery

A ideia do app é te colocar em uma mesa de cirurgia, só que sem as roupas cheias de sangue e a pressão de tirar a vida de alguém. A cada toque na tela, a operação avança e mostra detalhes dos procedimentos realizados. Muito útil para quem quer entender um pouco mais sobre a anatomia humana e a medicina contemporânea.

Khan Academy

A “Academia Khan” é útil por causa de sua simplicidade e acessibilidade. A ideia é levar os melhores professores para dentro do seu celular. Surgido antes da popularização das videoaulas no Youtube, o aplicativo possui as mais diferentes aulas, passando por diversas matérias, e ainda possui transcrição dos vídeos – para caso você queria economizar um pouquinho do 3G. Se você está afim de aprender um pouquinho física enquanto está no ônibus, talvez essa seja a melhor pedida.

PhotoMath

Se em algum momento você travar em um cálculo importante, o PhotoMath pode te economizar um bom tempo. O próprio nome dá uma ideia do que o aplicativo faz: você aponta a câmera do celular para a conta e, em segundos, o resultado aparece na sua tela. Simples assim. Mais legal que isso é a possibilidade de ver o passo a passo dos cálculos, para entender como o computador chegou naquele resultado.

LEIA: Como fazer a sua Internet durar mais

Com os céus poluídos mundo afora é muito difícil encontrar um lugar onde é possível enxergar as estrelas que nos cercam, e, mesmo quando a visibilidade está boa, não é todo mundo que consegue identificar planetas, sóis e constelações espalhadas pelo universo. É para isso que serve o Star Walk 2. Apontando a câmera para o céu, o celular identifica os astros e te explica quem e o que é cada um deles. Quer saber mais sobre corpo celeste específico? Um toque e informações, simulações 3D, fotografias, tudo aparece na sua tela.

Learn Programming

Learn é o app para quem quer aprender a programar, mas não sabe por onde começar. Com aulas, testes e um sistema de pontuações, o aplicativo serve tanto para quem ainda não conhece nada, quanto para quem já tem uma base, mas quer se aperfeiçoar.
Apple Store | Google Play

Like That Garden

Sabe quando você está viajando, ou andando pelas ruas e se depara com alguma flor que te chama a atenção? O like that foi feito para você poder descobrir um pouco mais sobre essa plantinha. É só tirar uma foto da flor em questão que o app analisa, te falas qual é, e ainda te traz algumas informações sobre a planta.
Apple Store | Google Play