Computador calcula o caminho dos astros

Como é possível prever os eclipses solares?

O princípio é simples. Os astrônomos, depois de anos de observação, já sabem a posição exata do Sol, da Lua e da Terra. Conhecem também qual o caminho que cada um deles percorre ao redor do outro e a velocidade com que se movimentam. Também sabem como a força da gravidade puxa os astros de um lado para outro. É só colocar tudo num computador e descobrir o momento em que a Lua vai passar bem entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz. "Obtemos precisão total. Dá para saber o segundo em que vai começar", gaba-se o astrônomo Thyrso Villela, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de São José dos Campos, São Paulo. Difícil mesmo era antes, quando povos antigos, incluindo egípcios e maias, conseguiram prever eclipses só de olhar para o céu. Eles observaram os movimentos do Sol e da Lua ao longo de gerações, até chegarem a saber a hora em que os dois se cruzariam no firmamento.

publicidade

anuncie

Super 335 - O perigo do glúten Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo? Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 335
julho/2014

O perigo do glúten
Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo?

- sumário da edição 335
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Tecnologia

publicidade

anuncie