Há 100 000 000 000 de galáxias no Universo

Quantas estrelas existem no Universo? Quantas são descobertas por ano?

Se existem tantas galáxias, imagine o número de estrelas. “Estima-se que cada galáxia tenha 100 bilhões”, conta o astrônomo Thyrso Villela, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, São Paulo. Portanto, fazendo as contas, 100 bilhões de galáxias vezes 100 bilhões de estrelas, existem 10 sextilhões de estrelas, ou 10 seguido de 21 zeros. Essa estimativa só leva em conta o que os astrônomos chamam de universo visível, ou seja, aquele cuja luz chega até nós.

Evidentemente, os astrônomos não passam o tempo descobrindo e contando estrelas. “Seria como contar as folhas de uma árvore ou grãos de areia”, compara o astrônomo James Kaler, da União Astronômica Internacional. “Descobrir estrelas significa, na verdade, perceber aquelas que têm alguma peculiaridade”, diz Kaler. É o caso da estrela Pistola, a mais brilhante já observada, identificada pelo telescópio Hubble (veja nas Supernotícias, página 18 ).

Super 331 - Medo Nunca as pessoas sofreram tanto com medos, fobias  e ansiedade. O motivo: estamos sendo manipulados. Saiba como escapar e viver em paz. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 331
abril/2014

Medo
Nunca as pessoas sofreram tanto com medos, fobias e ansiedade. O motivo: estamos sendo manipulados. Saiba como escapar e viver em paz.

- sumário da edição 331