GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Inteligência artificial pode alterar sua aparência em fotos

Aplicativo FaceApp pode modificar suas selfies ao ponto de projetar seu futuro ou tornar você mais atraente -- mas isso nem sempre dá certo

Um aplicativo gratuito, que usa inteligência artificial, pode deixar você mais velho, mais novo ou até mesmo mudar seu sexo nas fotos. Ele é chamado FaceApp e tem versões para Android e iPhone.

A edição gratuita permite que você mude seu visual e também crie montagens com quatro fotos personalizadas. Na versão paga, de 13 reais, você pode remover a marca d’água das imagens.

O compartilhamento de fotos nas redes sociais é facilitado. Ao criar suas imagens, você tem opções para rapidamente publicá-las no Facebook ou no Instagram.

O aplicativo usa rede neural para alterar as fotos. Basicamente, código do app funciona de maneira parecida com os neurônios de um ser humano.

Nesta semana, o aplicativo se envolveu em uma polêmica curiosa. Um dos efeitos era chamado Hot (algo como sexy em inglês) e clareava a pele de pessoas negras. Após contato do The Guardian, a empresa pediu desculpas pela falha e renomeou o filtro para Spark (faísca) — apesar dele continuar a clarear a pele dos usuários. A falha teria ocorrido como uma consequência do uso de rede neural.

O FaceApp é desenvolvido por uma pequena equipe de Saint-Petersburg, na Rússia. No app e no site, a empresa não deixa claro o que faz com os dados dos usuários do seu aplicativo.

O app segue na onda do sucesso das selfies e de concorrentes como o Meitu, um app chinês que pode alterar bastante o seu rosto em poucos segundos. Outro rival russo na briga por usuários que querem fotos criativas é o Prisma, que transforma suas imagens em obra de arte, também usando inteligência artificial.

Conteúdo originalmente publicado em Exame.com