Quatro planetas têm anéis no sistema solar

Quais são os planetas do sistema solar que têm anéis?

Os anéis giram sempre na linha do equador?

Os planetas que têm anéis são os quatro maiores, formados por gases: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os anéis, mais visíveis apenas em Saturno, ficam na região do equador, ou seja, a linha que forma um ângulo de 90 graus com o eixo de rotação do planeta. “Isso acontece porque há duas forças agindo”, explica o astrônomo Roberto Boczko, da Universidade de São Paulo. A primeira é a atração gravitacional, ou seja, a força que a massa total do planeta exerce sobre cada uma das partículas e as puxa para dentro. Como o planeta está girando, a força centrífuga, que é maior mais perto do equador, empurra as partículas para fora. Quando se somam essas duas pressões, que têm sentido contrário, o resultado é que a matéria próxima ao equador tende a se afastar. Com isso aparecem os anéis, restos de gases e poeira que sobraram da formação dos planetas.

Super 335 - O perigo do glúten Ele está em tudo que você gosta, age sobre o seu cérebro e pode ser a causa da epidemia global de obesidade. Afinal, glúten faz mal mesmo? Assine a Super Compre a Super