Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Supermercado com realidade aumentada abre em Milão

Mais uma notícia "mó Black Mirror" para fechar 2016 com chave futurista.

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 dez 2016, 18h11

O futuro é brilhante, exatamente como na série mais terrível dos últimos tempos. A maior rede de supermercados da Itália, a Coop Italia, acaba de abrir uma filial com realidade aumentada – a primeira desse tipo no mundo. Lá, quando você olha para uma pilha de maçãs, por exemplo, uma tela mostra automaticamente todas as informações que você precisa saber: desde preço e data de validade até informações nutricionais e dicas de como guardar o produto.

Ao contrário dos episódios mais medonhos de Black Mirror, você não vai precisar colocar implantes dentro dos olhos (como quer o Google) ou no cérebro para fazer compras no supermercado do futuro: a filial da Coop funciona apenas com sensores de movimento, que acendem painéis com as informações quando você passa em frente a eles. Ou seja: também não precisa de nenhum óculos especial, só do seu corpo.

LEIA: Realidade aumentada na hora de comprar

O supermercado em realidade aumentada fica em Milão, na Itália, e foi criado por Carlo Ratti, professor do MIT. No ano passado, Ratti expôs um protótipo do estabelecimento futurista na Milan World Expo, uma feira de tecnologia e inovações relacionadas à alimentação. De longe, o mercado high tech foi um dos estandes mais populares do evento. Agora, em parceria com a Coop Italia, ele e seus colegas do MIT conseguiram abrir o primeiro supermercado em realidade virtual do mundo.

Continua após a publicidade

LEIA: Samsung registra patente de lentes de contato de realidade aumentada

Ao todo, são 6 mil produtos diferentes, organizados em um espaço de 10 mil m². Pendurado sobre cada prateleira, há um painel que, ao ser ativado por um dos sensores, dá informações sobre os produtos: os possíveis alergênicos, informações nutricionais, dicas para a conservação, preço e por aí vai. Ah, e os painéis funcionam com energia solar, então, ponto para o planeta também.

Por enquanto, o supermercado em realidade virtual é apenas um teste, para ver como os consumidores vão reagir à tecnologia. Se tudo der certo, a ideia é que todas as filiais da Coop adotem os paineis – o que significa que a Itália inteira pode estar equipada com mercados inteligentes em breve. Claro que até a coisa chegar aqui no Brasil, 2016 já vai ter acabado (e a gente provavelmente vai estar reclamando de outro ano).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.