GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Tá apertado? Na Índia, Google Maps mostra banheiro mais próximo

Nova ferramenta do app vai dizer a quantos metros estão os banheiros públicos - e, de quebra, conta se eles estão limpinhos.

Você já passou um aperto tentando encontrar o banheiro mais próximo em um bairro desconhecido ou mesmo na estrada? Bom, na Índia essa situação é bem mais frequente – e complicada: quase 70% das residências não têm banheiro próprio.

Não sobra muita alternativa a não ser fazer as necessidades por aí, a céu aberto. Isso, é claro, traz uma série de problemas sanitários. Para tentar oferecer uma alternativa e mudar o modelo mental (e urinário) dos indianos, o Ministério de Desenvolvimento Urbano do país se aliou ao Google Maps.

O aplicativo, em qualquer lugar do mundo, permite que você busque palavras-chave como “mercado”, “restaurante”, “farmácia” ou “banco”. Como resultado, ele retorna os estabelecimentos mais próximos que foram adicionados nessa categoria ou têm a palavra-chave no nome.

Em breve, em Nova Dehli, os ícones no mapa vão mostrar banheiros dentro de shoppings, postos de gasolina e hospitais. O usuário também vai poder buscar pela palavra “banheiro” e saber a quantos metros está o lavatório mais próximo.

Indicar onde ficam esses locais – e qual a condição de limpeza de cada um deles – fica por conta dos usuários, que terão que aumentar a base de dados do Maps e fazer uma espécie de “controle de qualidade”.

Os banheiros também vão ser avaliados a la Black Mirror

Os banheiros também vão ser avaliados a la Black Mirror (Reprodução)

A novidade chega a Nova Delhi neste mês e o Google deve esperar o feedback dos usuários antes de expandir o serviço para outras cidades no país.

A medida busca redirecionar o fluxo de pessoas adeptas a se “aliviar” no meio da rua, mas não está nem perto de solucionar a raiz do problema. Dificilmente o número de banheiros públicos vai dar conta de toda a população que não tem acesso a banheiros particulares, especialmente quando eles representam a enorme maioria dos indianos. Infelizmente, não é o Google Maps que vai resolver a crise sanitária da Índia.

No entanto, o que o aplicativo é capaz de fazer é tentar estimular as pessoas a visualizar todas as alternativas ao seu redor antes de decidir o que fazer com sua bexiga cheia. Se, com isso, for possível promover um uso mais eficiente dos banheiros que já estão disponíveis, a Índia vai conseguir dar um primeiro passo importante para colocar ordem em toda essa -literalíssima – sujeira.