GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

20 palavras erradas que parecem certas

Você é mesmo tão bom de ortografia ou está sendo enganado pela forma como pronuncia as palavras? Teste seus conhecimentos:

Se existe um adjetivo que não descreve a língua portuguesa, esse adjetivo é simples.  Para cada regra existe uma exceção, uma armadilha para deixar até os mais letrados vulneráveis a uma derrapada de regência, de concordância ou de gramática. E se falar parece fácil, escrever é muito mais difícil.  

Você pode até ter sido um aluno exemplar, o queridinho da professora de português, mas, na hora de colocar as ideias no papel, deslizar aqui ou ali é inevitável. Para piorar, algumas palavras parecem ser à prova de acertos, principalmente quando a forma errada dos termos é mais convincente que a correta ou quando a fonética equivocada das palavras parece mais certeira que sua ortografia padrão.

Faça o teste e descubra se seus conhecimentos ortográficos são tão bons quanto você pensa ou se você está sendo enganado pela forma como pronuncia as palavras:

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. TESTE MUITO FÁCIL, primário mesmo, basta a pessoa apelar para alguns “macetes” e pronto. Agora, não vale esse “papo” de consagrado pelo uso, por que vocês andam escrevendo protocolar, como verbo, se a palavra é um adjetivo? Por que quandoa gente escreve porisso , assim emendado, até professora diz que está errado e não está, quer ver? Pergunte a um velhinho da Academua, pergunte. Outra coisa, estória “Non ecziste” viu?

    Curtir

  2. GILSON MENDES

    ok

    Curtir

  3. CLÁUDIO ALBUQUERQUE

    O texto que antecede o teste exagerou bastante no suposto nível de dificuldade das palavras a serem apresentadas. Mas na realidade o nível do teste foi abaixo do esperado. Considerei-o fácil.

    Curtir

  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Protocolar pode ser adjetivo. TIVEMOS UM ENCONTRO PROTOCOLAR. Pode ser verbo tb
    PRECISP PROTOCOLAR ESSE DOCUMENTO

    Curtir

  5. Achei top ….meus filhos curtiram bastante 👏👏👏👏

    Curtir