Os Jogos Olímpicos vão muito além do vôlei e futebol. Saiba como funcionavam algumas modalidades que foram extintas da competição.
Os nadadores precisavam prender a respiração embaixo d’água e nadar o mais longe possível. A modalidade apareceu apenas uma vez, nas Olimpíadas de Paris, em 1990.
Duas equipes de oito atletas puxavam lados opostos da corda. Vencia o time que deslocasse primeiro a equipe adversária por 1,85 metros. A modalidade apareceu em quatro edições dos Jogos.
Os competidores escalavam um cabo de 10 m no menor tempo possível. A modalidade apareceu em oito edições das Olimpíadas, mas foi extinta devido à baixa adesão dos atletas.
Eram soltos 300 pombos e ganhava o atirador que acertasse o maior número de animais. A modalidade cruel apareceu apenas uma vez, nas Olimpíadas de Paris, em 1900.
O jogo, parente do baseball, envolve acertar uma bola com um taco. A modalidade apareceu apenas uma vez, nos Jogos de Paris, em 1900. Só dois times competiram: França e Inglaterra, com vitória dos britânicos.
Os atletas utilizam tacos, parecidos com os de golfe, para acertar bolas em pequenos aros fixados ao chão. A competição de croquet ocorreu apenas nos Jogos de Paris, em 1900, mas se consagrou como o primeiro esporte a trazer participação feminina nas Olimpíadas.
Funcionava como um salto à distância aquático. O mergulhador se lançava à água e depois esperava, imóvel, sua cabeça emergir na superfície. A modalidade apareceu apenas nas Olimpíadas de Saint Louis, em 1904.
Dispensa explicações. A corrida aconteceu apenas uma vez, nas Olimpíadas de Londres, em 1908. Apenas uma lancha completou o percurso devido a forte neblina do dia. Desde então, não há esportes motorizados na competição.
Os atletas se equilibravam em cima do lombo de cavalos em movimento – uma espécie de ginástica à galope. O volteio apareceu apenas nas Olimpíadas da Antuérpia, em 1920.
O atleta sincronizava seus movimentos com a música – não havia colegas para dançar junto. A modalidade apareceu em três edições dos Jogos Olímpicos, mas acabou extinta devido à falta de interesse do público.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em