É claro: um preço camarada te ajuda a comprar. Mas o bicho irracional que existe dentro de nós é o maior responsável pelo dia dos descontos ter dado certo.
As lojas trabalham em cima da união psicologia/dinheiro para te convencer a torrar moedas – mesmo quando os descontos não são tão bons assim. Vários economistas e psicólogos estudam os fenômenos que te emburrecem no fim de novembro. Vamos a eles.
Se um produto custa R$ 20 em uma loja e R$ 30 na outra, você não tem dúvida: vai direto na primeira. Por outro lado, se um produto custa R$ 4490 em uma loja e R$ 5000 na outra, é bem provável que você nem perceba a diferença.
Nos casos anteriores, a diferença é a mesma: R$ 10 (talvez um amigo seu até diga que a opção dos R$ 5.000 é mais honesta, por arredondar o preço). O que muda é a porcentagem, e é com isso que o nosso cérebro trabalha, não com o valor em si.
Ao gastar R$ 2 mil em uma loja logo de manhã, todos os outros preços vão parecer melhores do que são de verdade. Camiseta por R$ 50? Leva. Celular por R$ 800? Leva também. É o embalo da compra de maior porte – que esconde quanto realmente custa cada item menor.
Gastar dinheiro dói. Mas dói menos quando todos em volta estão fazendo o mesmo. Se todos os vizinhos chegarem em casa com TVs novas, você tende a pensar que comprar algo um pouco mais barato – como uma torradeira – não é tão grave assim.
A Black Friday também se vale de um fenômeno que torna as impressões gerais mais fortes que as específicas: os preços, na verdade, podem nem ser tão bons assim – mas as vendas ainda vão bombar, porque pegam carona na boa impressão que o dia transmite.
A arma mais letal da Black Friday é criar situações que te impedem de ser ponderado e racional – mesmo que você seja o mais comedido dos consumidores.
Ela ocorre no fim da semana, quando você já está cansado; te faz lidar com outros consumidores que não estão exatamente em um clima diplomático e inunda suas redes de ofertas, te obrigando a decidir entre um enorme número de produtos muito diferentes entre si.
Pessoas esgotadas mentalmente são péssimas em tomar decisões – isso acontece porque ter autocontrole é cansativo. E os descontos da Black Friday, muitas vezes, não são tão honestos assim, e te convencem justamente na base da insistência.
super.abril.com.br
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