O maior prêmio da música mundial prestigia artistas em 84 categorias – haja troféu. Conheça aquelas que não costumam aparecer na TV.
O “melhor pacote de gravação” inclui o design da capa, as artes internas e as fotografias feitas para o disco – tanto que o prêmio é entregue para o diretor de arte do álbum.
Sings for Only the Lonely, de Frank Sinatra, e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, já levaram. Em 2019, o álbum Love Yourself: Tear, do grupo BTS, estava entre as indicações e deu destaque à categoria – ele tem quatro capas.
Sabia que Martin Luther King, Barack Obama e Al Gore já ganharam um Grammy? Pois é, todos na categoria de "melhor álbum falado", que premia discursos. Hoje, ela inclui também audiobooks, leituras de poesia e narração de histórias.
O Grammy também premia comediantes. A categoria “melhor álbum de comédia” é voltada para shows de stand-up, mas também inclui obras de comédia musical. Louis C.K., Stephen Colbert e Jimmy Fallon já foram vencedores.
Só quatro mulheres venceram desde 1959, ano em que a categoria começou. E o comediante Bill Cosby, que detém o recorde de vitórias consecutivas (seis, de um total de sete), foi condenado recentemente por abuso sexual.
"Melhor Álbum de Áudio Imersivo". Oi? Vamos explicar. Quase toda música que ouvimos é stereo: os instrumentos e vozes saem de dois fones de ouvido. A bateria pode sair mais de um fone; o baixo, mais do outro. Assim, a música fica "3D".
Mas há mixagens com mais caixas de som. Um padrão que se estabeleceu é o 5.1. Ele envolve cinco caixas "normais", que ficam em volta da cabeça do ouvinte (daí o surround, "em volta" em inglês), e uma caixa maior, para reproduzir sons graves. Vem daí a "imersão".
Antes, esta categoria do Grammy se chamava justamente "melhor álbum de som surround". Quem leva esse prêmio é a pessoa responsável pela mixagem do álbum. O álbum "Beyoncé" (2013), por exemplo, já venceu.
“Melhor Álbum Musical Global” premia álbuns de origem não europeia e que não tiveram o devido reconhecimento mundial – uma vez que dificilmente entram em rankings importantes como a Billboard, que só leva em consideração o mercado americano.
Essa categoria, aliás, é conhecida dos brasileiros. Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso e João Gilberto já venceram.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em