Você sabia que Mortícia, Mãozinha e cia. saíram de uma tirinha dos anos 1930? Confira esse e outros fatos sobre a família macabra – que voltou a fazer sucesso graças à série “Wandinha”, da Netflix.
Os personagens surgiram em 1938 na revista The New Yorker. A família leva o sobrenome do criador, Charles Addams. Mas ela nem foi seu trabalho principal: das 1,3 mil tiras que o artista fez para a New Yorker, só 58 foram sobre os Addams.
Charles era amigo de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, que também fazia filmes de terror (Os Pássaros, Psicose…). E, assim como seus personagens, tinha suas esquisitices: na infância, por exemplo, costumava invadir cemitérios e casas abandonadas.
A série de TV estreou no canal ABC em 1964 e adicionou novos elementos à história, como o nome do patriarca (Gomez Addams) e o personagem Primo Coisa. Uma semana depois da estreia, o canal CBS lançou “Os Monstros”, com uma premissa bem parecida.
Apesar de permanecerem no imaginário popular, as duas séries não tiveram audiências satisfatórias na época e foram canceladas após duas temporadas. A Família Addams passou as décadas seguintes sem projetos relevantes.
A ideia para o filme de 1991 veio por acaso, quando o produtor Scott Rudin estava viajando com executivos da 20th Century Fox, e todos começaram a cantar a clássica música-tema do seriado (a dos estalinhos de dedos).
Deu certo: o filme arrecadou
US$ 114 milhões só nos EUA e foi
a sétima maior bilheteria do país naquele ano.
Estouros no orçamento fizeram a produtora Orion Pictures vender a obra à Paramount ainda durante as filmagens. Além disso, o diretor de fotografia, Gayl Tattersoll, ficou internado por conta de uma sinusite – e a produção inteira teve de parar por alguns dias.
Como se não bastasse, o diretor Barry Sonnenfeld desmaiou no meio do set. “Parecia que havia uma nuvem negra pairando sobre nós”, confessou mais tarde.
Tim Burton foi uma das primeiras escolhas para dirigir o filme, assim como o cineasta (e ex-membro do Monty Python) Terry Gilliam. Envolvido na sequência de Batman, Burton recusou o projeto.
Tim Burton bateu na trave de novo em 2010, ao ser anunciado para comandar uma animação em stop motion dos Addams – que nunca saiu do papel. Em “Wandinha”, ele dirigiu os quatro primeiros episódios.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em