5 diretores que começaram a carreira nos videoclipes

Em 2023, David Fincher lança o filme "O Assassino", com Michael Fassbender. Veja como o diretor de "Clube da Luta" e outros quatro gênios pularam da MTV para o cinema.

 5 diretores que   começaram a   carreira nos   videoclipes 

Entrou no show-biz em 1983, produzindo efeitos visuais com George Lucas. Em 1984, dirigiu um comercial antitabagista e seu primeiro videoclipe ("Dance This World Away", de Rick Springfield). 

David Fincher

A partir daí, ele deslanchou no formato: em 1990, a produtora que cofundou era responsável por um terço dos vídeos musicais feitos nos EUA. Fez, ao todo, 55 clipes - como"Vogue", da Madonna, eleito o 3º melhor clipe da história pela revista Rolling Stone.

Fã de esportes radicais, o diretor de Ela (2013) passou a adolescência fotografando ciclistas de BMX. Em 1991, lançou Video Days, curta que registra manobras de cinco skatistas. O projeto virou referência no mundo do skate.

 Spike Jonze 

O currículo de Jonze acabou chamando a atenção de bandas de rock alternativo, como Sonic Youth, The Breeders e Weezer, e Jonze foi convidado a dirigir clipes de suas músicas. Um de seus trabalhos mais famosos é o vídeo de “Sabotage”, dos Beastie Boys.

Começou na Propaganda Films, a produtora de Fincher. Antes de partir para as telonas, o diretor de Transformers emprestou seu amor por explosões e sequências de ação para os clipes que dirigiu. 

 Michael Bay 

O clipe de "I’d Do Anything For Love", do cantor Meat Loaf, é um épico de sete minutos que sintetiza seu estilo: helicópteros, perseguições de moto – e um castelo mal-assombrado. O vídeo fez o produtor Jerry Bruckheimer o chamar para dirigir Bad Boys (1994), seu primeiro longa.

O francês começou dirigindo vídeos da banda Oui Oui, da qual era baterista. A cantora Björk virou fã: oito de seus clipes tiveram o toque do diretor, que já trabalhou com Rolling Stones, Radiohead e Paul McCartney. 

 Michel Gondry 

Além de "Around The World", do Daft Punk, e "Fell In Love With A Girl", do The White Stripes,  também dirigiu o clipe de"Everlong" (1997), do Foo Fighters, que traz a mesma atmosfera onírica de seu filme mais famoso: Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004).

O diretor de Dia de Treinamento (2001) construiu uma sólida carreira nos anos 1990 trabalhando com Stevie Wonder, Prince e Toni Braxton. É dele o clipe de"Gangsta's Paradise", do rapper Coolio, trilha sonora de Mentes Perigosas (1995), com Michelle Pfeiffer (que também aparece no vídeo).

 Antoine Fuqua 

A estreia em longas veio logo depois, com Assassinos Substitutos (1998). Em 2012, Fuqua dirigiu o clipe de "Mirror", do rapper Lil Wayne e com participação de Bruno Mars.

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em