6 fatos sobre
Ada Lovelace, a 1ª programadora de computador

Se você usa computadores e celulares hoje em dia, agradeça a Ada Lovelace, considerada a  primeira programadora do mundo. 

6 fatos sobre Ada Lovelace

Em 1843, Ada traduziu os trabalhos do matemático Charles Babbage, criador da primeira máquina com funções parecidas às de um computador atual. Ela percebeu que a máquina seria capaz de muito mais coisas do que seu criador havia imaginado. 

 1. software 
 pioneiro 

Em anotações no papel, ela criou um algoritmo que poderia fazer com que a Máquina Analítica (o nome da engenhoca) computasse uma série de números associados à equação de Bernoulli. Esse foi o primeiro programa de computador do mundo. 

Lord Byron é considerado um dos maiores poetas da língua inglesa e Ada Lovelace foi a sua única filha legítima. Ele se separou da mãe de Ada, Anne Isabella Byron, quando a menina tinha pouco mais de um mês de vida, em 1815.

 2. Filha do poeta Lord Byron 

Lord Byron morreu aos 36 anos e teve pouco contato com sua filha. Apesar disso, pouco antes de Ada morrer, com a mesma idade, ela pediu para ser enterrada próxima ao pai, numa igreja em Nottingham, na Inglaterra. Ela sucumbiu a um câncer de útero. 

Sua mãe, Annabella, era uma grande estudiosa da matemática. Ela fez com que sua filha se dedicasse às ciências desde muito jovem, o que era muito incomum para mulheres na época. 

3. Educação privilegiada

Um dos mentores de Ada Lovelace foi Augustus De Morgan, o primeiro professor de matemática na Universidade de Londres. Essa mesma universidade foi a primeira na Inglaterra a permitir que mulheres se graduassem. Mas isso só aconteceu em 1878, 26 anos após a morte de Ada. 

Ada se casou e teve três filhos. Ela  tinha costumes boêmios bastante incomuns para mulheres da sua época: gostava de beber e jogar. Ela tentou até criar uma fórmula matemática para garantir seu sucesso no mercado de apostas. 

4. Personalidade à frente do seu tempo 

Apesar de ter sido elogiada por colegas próximos, o reconhecimento do pioneirismo de Ada na programação só veio quase um século depois de sua morte,  quando Alan Turing fez uma referência ao trabalho dela. 

5. Ela não foi reconhecida na época

Seu nome de nascimento é Augusta Ada Byron. Quando se casou, em 1835, passou a ser Augusta Ada King – seu marido era o Barão Willian King. Três anos depois, ele se tornou o Conde de Lovelace e Ada também ganhou o título, passando a ser a Condessa de Lovelace. 

6. Nome complicado

Em 1979, o departamento de defesa dos Estados Unidos nomeou um código de linguagem como “Ada”, em sua honra.  Em 2009, foi criado o Ada Lovelace Day, comemorado na segunda terça-feira de outubro, para incentivar mulheres na ciência. 

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em