Grandes sagas como Harry Potter e Jogos Vorazes não são as únicas histórias emprestadas dos livros. Conheça 6 filmes inusitados que saíram das páginas para as telonas.
Estrelando Sylvester Stallone, o filme foi adaptado do livro First Blood, de 1972. O autor David Morell se inspirou no soldado da 2ª Guerra Audie Murphy. De volta aos EUA, ele foi condecorado, mas sofreu de estresse pós-traumático.
Já a inspiração para o sobrenome “Rambo” veio de um tipo homônimo de maçã. O primeiro nome do personagem, “John”, é invenção do filme, e não é mencionado no livro.
A história da popular Cher tem inspiração no livro Emma, de 1815, escrito por Jane Austen. A comédia não é a única adaptação de um livro dela: O Diário de Bridget Jones (2001) é inspirado em Orgulho e Preconceito (1813).
Outro caso parecido: 10 Coisas que Eu Odeio em Você veio de A Megera Domada (1594), de William Shakespeare. Tanto no filme como na peça, Bianca não pode namorar até que sua irmã, Catarina (ou Kat no longa) também arranje um cara.
A história vem de Androides Sonham com Ovelhas Elétricas, escrito por Philip K. Dick em 1968. O longa se passa em uma Los Angeles futurista; o livro, em uma São Francisco pós-apocalíptica. “Blade runner” e “replicante” também são ideias dos roteiristas.
Tanto o filme como a sequência, Jurassic Park: O Mundo Perdido (1997), são baseados nos livros de mesmo nome escritos por Michael Crichton em 1990 e 1995, respectivamente.
Crichton apresentou um esboço da história para Spielberg, futuro diretor de Jurassic Park, enquanto trabalhavam no roteiro da série médica ER. Spielberg adorou a ideia, e pediu à Universal para comprar os direitos do livro antes de ser publicado.
O filme é baseado em Psycho, de 1959. Para que ninguém descobrisse o final da história, o diretor Alfred Hitchcock comprou todas as cópias do livro de Robert Bloch. O diretor até proibiu críticos de cinema de ver o filme previamente.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em