7 categorias
do oscar que não existem mais

Conheça os prêmios que ficaram pelo caminho ao longo dos mais de 90 anos da cerimônia.

 7 categorias 
 do oscar que não 
 existem mais 

Só rolou no primeiro Oscar, em 1929. O vencedor foi "Asas". É o avô da atual categoria "Efeitos Visuais", mas ninguém botou fé no uso da tecnologia no cinema. Por isso, ficou de fora até 1938, quando voltou com o nome de "Efeitos Especiais".

 melhor engenharia 
 de efeitos 

De 1936 a 1956, o Oscar separava os curtas pelo seu tempo de duração, com categorias específicas para produções de até 10 minutos (um rolo de filme) ou 20 minutos (dois rolos). Hoje, há apenas uma categoria, cujo limite é de 40 minutos .

 melhor 
 curta-metragem 
 em dois rolor 

O prêmio honorário foi criado porque se acreditava que atores mirins levavam a pior na disputa das categorias normais. Entre 1935 e 1961, 11 artistas, como Shirley Temple e Judy Garland, levaram o troféu, uma miniatura do original.

 oscar juvenil 

Os assistentes de direção foram reconhecidos em cinco edições do Oscar, de 1934 a 1938. Em 1934, inclusive, os sete vencedores não ganharam por filmes específicos – e sim pelo trabalho geral em seus respectivos estúdios.

 melhor diretor   assistente 

Criada para premiar as melhores danças dos musicais. Mas só durou de 1935 a 1937: o Sindicato dos Diretores criticou o nome da categoria ( em inglês, "dance direction"), já que coreógrafos não eram diretores de fato, e fez pressão para extinguir a categoria.

 melhor coreografia 

Visava premiar os melhores diálogos e textos entre as cenas de filmes mudos. Mas só houve um vencedor – afinal,  as produções faladas já estavam em ascensão. Por conta disso, a categoria foi descontinuada após a primeira edição do prêmio.

 melhor   entretitulagem 

Desde 2021, a categoria, que nasceu em 1963 (com o nome "Melhores Efeitos Sonoros"), se juntou com a de Melhor Mixagem de Som (criada em 1930) para formar o prêmio de Melhor Som. Já se considerava essa união há pelo menos 20 anos.

 melhor 
 edição de som 

A edição de som cuida de todos os sons de um filme; a mixagem se encarrega de equilibrá-los. Com a tecnologia atual, é comum que esses processos sejam feitos pelas mesmas pessoas. Os profissionais defendem que a união vai facilitar o entendimento do público.

 por que juntou? 

super.abril.com.br

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