Pinta cerca. Encera carro. Conheça algumas histórias e bastidores da saga de Daniel-san e cia.
Na adolescência, o roteirista Robert Mark Kamen apanhou de valentões em Nova York. Depois da surra, conheceu o Goju-ryu, estilo de karatê desenvolvido em Okinawa (Japão) pelo sensei Chojun Miyagi. Da experiência, nasceu a ideia para Karatê Kid (1984).
O Goju-ryu preza pelo contra-ataque, com movimentos fortes e suaves. Mas o chute da garça é pura invenção de Kamen, que buscava um golpe mais visual. De fato, não faz sentido: as mãos no alto ajudam pouco no impulso, e o apoio em um só pé destrói o equilíbrio.
Para o papel principal, entraram no páreo Robert Downey Jr, Nicolas Cage e Charlie Sheen, ainda jovens e pouco conhecidos. Ralph Macchio foi escolhido pela magreza e falta de coordenação para lutar, que combinavam com o personagem.
Na cena após a festa de Halloween, William Zabka (Johnny Lawrence) acabou chutando de verdade a cara de Ralph. Já Rob Garrison (Tommy, um dos amigos de Johnny) teve o nariz quebrado por Fumio Demura, mestre em karatê e dublê de Pat Morita (sr. Miyagi).
Para a cena em que Miyagi captura uma mosca com hashis, a primeira tentativa foi "desacelerar" os insetos colocando-os na geladeira – não rolou. Só deu certo quando pegaram uma daquelas bolinhas de roupa de lã para simular o bicho, amarrada a uma cordinha.
Havia dúvidas se Morita, comediante de TV e californiano de nascença, daria um bom sr. Miyagi. Mas o ator usou suas memórias de criança para criar o doce, porém triste, sensei.
Acontece que Morita, quando pequeno, foi enviado com a família para um dos campos de concentração mantidos pelos EUA durante a 2ª Guerra para japoneses e descendentes. Pela sua performance em Karatê Kid, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Karatê Kid voltou com tudo graças à Cobra Kai, que se passa mais de 30 anos depois do filme. Mas essa ideia não é totalmente nova. A série "How I Met Your Mother" e o clipe da música "Sweep The Leg" já brincavam com a continuação da saga. Vale dar um Google.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em