7 filmes que se passam em um único cenário

#lista

Baixo orçamento e muita criatividade. Essa é a receita para filmes feitos quase exclusivamente em um só lugar. Conheça alguns exemplos.

 7 filmes que se 
 passam em um 
 único cenário 

Para provar que são capazes de cometer o crime perfeito, dois homens estrangulam um amigo e escondem o cadáver. Dirigido por Alfred Hitchcock, quase todas as cenas acontecem em um apartamento – no que parece ser um único plano-sequência, sem cortes.

 Festim Diabólico 
 (1948) 

Outro clássico de Hitchcock. Um fotógrafo (James Stewart) quebra a perna e passa a acompanhar a vida dos vizinhos pela janela – até suspeitar de um assassinato.

 Janela Indiscreta 
 (1954) 

Em uma sala, 12 jurados debatem um caso de assassinato. A decisão deve ser unânime, mas um deles não quer condenar o réu. Dos 96 minutos de filme, apenas três se passam em outros cenários.

 Doze Homens e Uma 
 Sentença (1957) 

Sentados em torno de uma mesa de restaurante, dois amigos, um ator e um diretor teatral, discutem sobre a vida e a arte. Gravado em um hotel abandonado, custou apenas US$ 1,2 milhão em valores atuais.

 Meu Jantar com 
 André (1981) 

Apesar de contar a história de uma pequena cidade fictícia dos EUA, todo o filme de Lars von Trier se passa em um palco, com riscos no chão para delimitar as casas, como numa peça de teatro. E convence.

 Dogville (2003) 

Sequestrado por terroristas, Paul (Ryan Reynolds) acorda dentro de um caixão, apenas com um celular e um isqueiro. Todos os 94 minutos acontecem ali dentro – mesmo assim, o filme é ótimo.

 Enterrado Vivo 
 (2010) 

Gravado em oito noites, mostra Ivan (Tom Hardy) em uma viagem de carro. Ele precisa ligar para sua mulher para falar sobre uma traição. Outros atores, como Tom Holland e Olivia Colman, participam apenas com suas vozes.

 Locke (2013) 

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em