O ano de 2021 foi marcado por grandes eventos no espaço, e 2022 também promete ser agitado. Se você não quiser perder nenhuma missão espacial importante, fique de olho nessas dicas.
O Space Launch System (SLS, foguete mais poderoso que a Nasa já construiu) fará um voo de teste não tripulado levando a espaçonave Orion até a órbita lunar. Essa é a primeira etapa da missão Artemis, que planeja levar a primeira mulher à Lua em 2024.
A Space X planeja colocar a espaçonave Starship em órbita por um breve período – antes de reentrar na atmosfera e aterrissar no Oceano Pacífico. A empresa projetou o veículo para ser totalmente reutilizável e esperar usá-lo para futuras missões tripuladas a Marte.
Esta é uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA) que será lançada em 2022 e deve chegar à órbita de Júpiter em 2029. A ideia é explorar três das maiores luas do planeta: Ganimedes, Calisto e Europa.
Não será preciso esperar tanto para ter notícias de Júpiter. A espaçonave Juno, da Nasa, orbita o planeta desde 2016 e vai oferecer imagens de perto da lua Europa ainda este ano, quando sobrevoar a superfície lunar a 335 quilômetros de distância.
O objetivo desta missão da Nasa é estudar um asteroide chamado Psyche, que orbita o Sol. Ele parece ser feito principalmente de ferro e pode ser o núcleo de protoplaneta – ou seja, a fase inicial na formação de um planeta.
A chegada da missão está prevista para 2026, e a ideia é que a sonda espacial forneça aos cientistas as primeiras imagens próximas desse objeto. A missão deve oferecer pistas sobre a origem dos núcleos planetários e a evolução de planetas.
Esta será a primeira missão da Rússia à superfície da Lua desde 1976 – e primeira missão a pousar no Polo Sul do satélite. Luna 25 promete explorar o solo e a exosfera da Lua.
Esta é a primeira tentativa da Nasa de alterar a órbita e rota de um asteroide (chamado Dimorphos). Ela foi projetada para testar uma estratégia de defesa planetária. A ideia é que o experimento forneça dados para possíveis situações de emergência no futuro.
Espera-se que a construção da Estação Espacial Tiangong seja concluída no fim de 2022. Um módulo chamado Wentian e outro chamado Mengtian serão lançados para acoplar ao Tianhe – que já está em órbita desde 2021.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em