ChatGPT: 8 dicas para usar melhor a ferramenta

A inteligência artificial pode te ajudar em algumas tarefas pessoais, do trabalho e nos estudos. Veja como.

 ChatGPT: 8 dicas 
 para usar melhor 
 a ferramenta 

Quer ter informações tabeladas, mas não curte mexer no Excel? Peça ao ChatGPT. Além de longos parágrafos, a IA também pode responder em tabelas (se você der esse comando a ela). Dá também para pedir alterações, caso não goste de algo.

 1 - TAbelas 

Se quiser algo mais aprofundado, peça para o ChatGPT explicar em 30 parágrafos. Se quiser saber o suficiente para dar pitaco em uma conversa de bar, peça um só. A IA irá adaptar o conteúdo para o tamanho da resposta que você desejar.

 2 - Limite as 
 respostas 

Treinado em diversas línguas, o ChatGPT pode fornecer traduções mais precisas, e cometer menos gafes do que o tradutor da Google. Basta colar o trecho entre aspas e
pedir a tradução.

 3 - Google 
 Tradutor 2.0 

 O ChatGPT também pode adaptar um texto numa mesma língua – transformando uma linguagem robusta, por exemplo, em uma mais acessível, coloquial. Ele também pode mudar o estilo do texto de acordo com a sua necessidade.

 Um idioma, formas 
 diferentes 

Exemplificações ajudam a entender uma pergunta – e dão mais munição ao robô para que ele responda algo parecido com o que você quer. Mas é preciso deixar claro qual trecho do seu comando é apenas um exemplo; do contrário, a IA fica perdida.

 4 - Dê exemplos 

O ChatGPT é bom em escrever coisas formulaicas. Cansou de escrever sempre o mesmo e-mail de convite para uma reunião? Deixe para o robô. Delegar essas tarefas simples (mas burocráticas) pode livrar seu tempo para o que mais importa.

 5 - Xô, burocracia 

Quer uma sugestão de receita? Liste os ingredientes da sua geladeira. Quer uma historinha de ninar? Dê um cenário, os personagens, a moral. Quanto mais material, mais detalhada e personalizada será a resposta do ChatGPT.

 6 - Forneça material 

O ChatGPT pena quando você pede uma opinião sobre qualquer tema político ou filosófico. “Essa é uma questão complexa…”, ele talvez diga. Faz sentido: a internet está cheia de opiniões distintas – e muitas vezes não existe um lado certo ou errado.

 7 - Temas que   rendem debate 

Em vez de pedir um posicionamento, peça ao ChatGPT para mostrar os vários lados de um debate. Ele vai te fornecer os argumentos mais usados por cada um – e você chegará à sua conclusão por conta própria.

 O que fazer? 

Ninguém melhor para dar sugestões de como usar o ChatGPT do que o próprio robô. Pergunte como você pode deixar seus prompts de comando mais específicos, como ele pode facilitar sua vida profissional… Hora de abusar da criatividade.

 8 - Peça dicas 

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em