The Last of US, sucesso da HBO, é baseada no jogo homônimo de 2013, da produtora Naughty Dog. Conheça outras boas adaptações (e algumas nem tão boas assim).
Em 2012, a empresa CD Projekt Red anunciou um jogo no universo do sistema de RPG Cyberpunk. Ele virou uma das maiores promessas do mundo dos games, mas só saiu em 2020. Recebeu elogios diversos, mas aspectos de jogabilidade deixaram a desejar.
São 10 episódios com 25 minutos cada, disponíveis na Netflix. A série, bem recebida pela crítica e pelos fãs, foi animada pelo Studio Trigger e desenvolvida por Rafał Jaki e Mike Pondsmith, o criador do universo original de Cyberpunk.
Pikachu e cia. saíram de um jogo para o Game Boy da Nintendo, em 1996. Desenvolvido pela Game Freak, Pokémon é a terceira franquia de videogames mais vendida da história, com mais de 440 milhões de cópias.
Com mais de mil episódios, a série Pokémon passou por 25 temporadas ao longo de 26 anos. A história acompanha Ash e seu parceiro Pikachu, junto de outros companheiros de viagem, na missão de se tornar um “mestre Pokémon".
Desenvolvido pelo Studio MDHR e lançado em 2017, o jogo é inspirado no estilo da Era de Ouro da animação americana do início do século 20. O grande destaque são os desenhos à mão e a trilha sonora composta por um conjunto completo de jazz.
A série exibida pela Netflix conta com três temporadas, todas lançadas em 2022, cada uma com 12 episódios curtos. E apesar do estilo de animação à mão não ter sido transportado para a série, ela foi recebida positivamente pela crítica.
Castlevania é uma série de jogos de ação e aventura com aspectos de terror desenvolvida pela Konami, em 1986. Grande parte da trama gira em torno dos Belmont, clã de caçadores de vampiros que luta contra o famoso conde Drácula.
A série da Netflix acompanha o personagem principal, Trevor Belmont, na sua luta contra Drácula e seus seguidores. Com quatro temporadas, a série recebeu elogios pela história e personagens carismáticos.
O game da Capcom foi peça-chave para o desenvolvimento do gênero “survival horror” (terror de sobrevivência) nos games. Ao todo, são 10 jogos da saga principal iniciada em 1996 com “Resident Evil”; a produção mais recente é “Resident Evil: Village” (2021).
A Netflix é responsável por duas adaptações da história: Resident Evil (2022), uma série live-action que fracassou em crítica e público; e Resident Evil: No Escuro Absoluto (2022), uma animação em CGI igualmente mal recebida.
Arcane é baseada em League of Legends, um jogo MOBA (Multiplayer online battle arena) lançado em 2009 pela Riot Games. Nele, duas equipes de cinco jogadores lutam defendendo a sua metade do mapa – e precisam destruir a base inimiga para vencer.
Até então, a mitologia do jogo, que tem centenas de personagens, nunca havia sido explorada em um produto de ficção. A série chegou à Netflix em 2021. Com uma história envolvente, muitos críticos a consideraram como uma das melhores adaptações de games já feitas.
Sonic, que já tinha dois filmes de live-action, também foi adaptado para uma série em dezembro de 2022. As novas aventuras do ouriço azul são contadas em uma animação da Sega com uma temporada de oito episódios.
Baseada no jogo homônimo para XBox, a série foi produzida pelo streaming Paramount+ em colaboração com a atual responsável pelos jogos, a 343 Industries. O primeiro game da franquia foi lançado em 2001. O mais atual, Halo Infinite, é de 2021.
A história segue Master Chief, soldado geneticamente aprimorado do século 26, contra a ameaça alienígena conhecida como Covenant. Apesar de críticas sobre as diferenças do material original, a série teve boa audiência. A segunda temporada está confirmada.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em