A relação entre mulheres, cerveja e bruxaria 

Por muito tempo, elas foram as principais fabricantes da bebida – mas no século 16, outros comerciantes associaram essas artesãs à bruxaria. Entenda essa história.

 E BRUXARIA 

 MULHERES, CERVEJA 

 A relação entre 

A cerveja é majoritariamente associada aos homens: eles estão à frente das maiores fabricantes do mundo, e também costumam ser o público-alvo dos comerciais da bebida.

 tetosterona 

Nem sempre foi assim. No início da civilização, enquanto os homens geralmente se encarregavam da caça, as mulheres eram responsáveis por coletar grãos e preparar os alimentos – inclusive a cerveja.

 primórdios 

Nas culturas viking e egípcia, as mulheres preparavam a bebida em cerimônias religiosas ou mesmo para o consumo doméstico, já que a cerveja é um alimento prático e rico em calorias. 

 A tarefa perdurou 

Até o século 16, a cerveja era um alimento comum para as famílias da Europa, e a sua produção era só mais uma tarefa doméstica para as donas de casa. 

 Tá na mesa 

Viúvas e mulheres solteiras aproveitavam a habilidade com a fermentação para ganhar algum dinheiro extra nos mercados. Já as mulheres casadas podiam fazer parcerias com os maridos para administrar cervejarias.

 Empreendedoras 

As cervejeiras usavam chapéus grandes e pontudos para serem reconhecidas pelos seus clientes no mercado. Geralmente estavam diante de grandes caldeirões, que usavam para fabricar o goró.

 look do dia 

Aquelas que tinham estabelecimentos próprios deixavam uma vassoura na porta para avisar que a bebida estava disponível para ser comprada. Também era comum que elas criassem gatos, para manter os ratos longe dos grãos.

 Nas Lojas 

Alguns comerciantes homens viram a oportunidade de eliminar a concorrência pegando carona na Inquisição – movimento da Igreja Católica que pretendia combater a heresia e a bruxaria. 

 inquisição 

Os cervejeiros passaram a acusar as mulheres de bruxaria, alegando que elas utilizavam os caldeirões para preparar poções mágicas ao invés do entorpecente. 

 Bruxaria 

Nem todos os homens acreditavam que elas eram bruxas, mas muitos defendiam que produção e comércio de cerveja não era para as mulheres, já que o tempo investido no negócio era desviado dos cuidados da casa e dos filhos. 

 Do Lar 

Hoje, o cenário da produção de cervejas é bem diferente. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, mostrou que apenas 17% das cervejarias artesanais têm uma mulher como CEO, sendo que apenas 4% delas contam com uma mestre-cervejeira. 

 FEMININA 

 PARTICIPAÇÃO 

 Queda da 

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