Chega de roupa amassada: reunimos dicas de organização para você dar um jeito (sem estresse) em todas as suas tralhas.
Todo mundo tem aquela bagunça acumulada. São peças que já não usamos mais, malas de viagem, enfeites de Natal, meias sem par… Mas acredite: é possível despertar a Marie Kondo que existe dentro de você.
Mexa no seu armário aos poucos, ao longo de alguns dias (ou semanas). De preferência, uma parte por vez: gavetas, estantes, cabides... Tirar tudo de uma vez é exaustivo, e você provavelmente desistirá no meio.
Itens muito usados não podem estar em lugares de difícil acesso. Reserve o maleiro para itens esporádicos, como um casaco. Tente deixar todas as suas roupas visíveis, pois as escondidas no fundo acabam esquecidas.
Empilhar camisetas é uma armadilha: você precisa mexer nas de cima para pegar as de baixo, o que é bagunça na certa. E a pilha te induz a usar só as que já estão no topo – as da base são esquecidas.
Evite pendurar suéteres e lãs, que ficam marcadas. Melhor dobrar. Se só der para pendurar, cabides de veludo amenizam o problema. Alças de roupas pesadas, como vestidos de festa, também deformam.
Guarde peças pequenas em caixinhas ou divisórias. Embalar a vácuo peças que você não usa com frequência é uma boa para falta de espaço. Dobre camisetas com o auxílio de um gabarito, vendido em lojas de cama, mesa e banho.
Separe tudo sozinho. Família e amigos podem te desestimular a descartar certas peças por apego – e ninguém melhor do que você mesmo para tomar essa decisão.
...Nada de sujeira. Borrife com cuidado uma mistura de água e Cândida na sola para higienizá-los.
Por serem menores, eles evitam que calças escorreguem e caiam no armário. Mesmo que você não seja criança, pode ser uma boa.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em