Da ideia à distribuição, passando pela edição, veja dicas para lapidar o seu programa – e fazer com que ele se destaque no mundo do áudio.
A oferta de podcasts é absurda. Então vale identificar quais nichos renderiam mais. Ouça programas variados e analise as listas de mais ouvidos. A partir daí, escolha um tema pelo qual seja apaixonado – desde que possa fugir do óbvio na abordagem.
Você não precisa contar com todo o aparato de um estúdio: use o celular ou microfones com entrada USB (há opções razoáveis a partir de R$ 150). O importante é evitar que o som reverbere (e pareça que você gravou no banheiro).
Para diminuir o eco na hora da gravação, tente usar tapetes no cômodo, cobrir-se com um lençol – ou, ainda, gravar dentro do guarda-roupa.
Para editar, softwares gratuitos, como Audacity e Anchor (que desde 2019 pertence ao Spotify), são boas opções para iniciantes.
Você não precisa colocar o seu podcast nas (várias) plataformas de streaming, uma por vez. Serviços de hospedagem que encurtam esse processo: você publica lá e ele se encarrega da distribuição nas plataformas de streaming. Um dos mais usados é o próprio Anchor.
…e mostre para amigos e potenciais ouvintes. Mas não tem atalhos: construir audiência demora. Seja persistente. Participe de outros podcasts e divulgue o seu trabalho (e, claro: convide outras pessoas para o seu).
Publique periodicamente para que o público saiba que é sério e adquira o hábito de acompanhar. Mas seja realista: manter um programa diário (ou até mesmo semanal) sozinho dá trabalho – e isso pode aumentar os riscos de você abandonar o projeto.
Roteiros de podcast que não se atêm à linguagem falada soam monótonos e confusos. Opte por frases curtas, na ordem direta, e com expressões que você usaria numa conversa ao vivo. Leia o texto em voz alta antes de gravar e veja se soa natural.
Evite softwares de videoconferência: a qualidade do áudio deixa a desejar, e eles não gravam a voz de cada participante em faixas de áudio individuais (o que facilita a edição). Prefira plataformas como o Zencastr e o Riverside.
Anúncios e crowdfunding são boas opções, mas funcionam melhor para públicos consolidados. Para começar, tente programas de aceleração e editais de fomento, como o Google Podcast Program e o Sound Up Brasil (este prioriza criadores de conteúdo negros).
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em