Como cumprir promessas de ano novo, segundo a ciência

Guardar dinheiro, ler mais livros, fazer exercício. Colocar as resoluções em prática é difícil.
Mas há algumas maneiras de melhorar suas chances.

 Como cumprir   promessas de 
 ano novo, 
segundo a ciência 

Um estudo mostrou que 88% das pessoas abandonam o novo hábito já em fevereiro. Já outro cravou que só 8% conseguem levar à frente suas promessas. Isso faz com que certos desejos se repitam ano após ano, sem jamais deixar o rol de metas a cumprir. 

 O ano muda, 
 nada muda 

Isso acontece porque superestimamos nossa capacidade de mudança – e traçamos metas irreais. Mas nem tudo está perdido.

 síndrome da 
 falsa esperança 

Sua lista tem mais de 10 resoluções? Reduza. Cada meta demanda tempo e energia, então acumular muitas aspirações pode significar não fazer nada direito. Simplifique as coisas e foque em uma meta só.

 uma coisa de 
 cada vez 

“Vou correr 10 km” é melhor do que simplesmente prometer que vai começar a correr. Mas reflita: “Consigo mesmo correr 10 km?”. Começar com treinos mais curtos e ir evoluindo tende a facilitar as coisas – e dar a impressão de progresso.

 Seja específico –   e realista 

É importante tornar novos hábitos mais fáceis de serem executados e, ao mesmo tempo, dificultar os antigos. Quer começar a correr após o expediente? Deixe o tênis e a roupa de academia sempre na mochila.
Deseja ser menos consumista?
Fuja das lojas on-line.

 facilite a execução 

Compartilhar sua resolução com os amigos é como assumir um compromisso. Isso pode servir de motivação: ao ter uma recaída ou falhar na meta, você pode pensar que estará decepcionando não só a si próprio – mas também alguém que te apoia.

 conte aos outros 

Tenha na manga alguma punição para quando você vacilar, como passar por uma situação ridícula de propósito ou entregar uma grana para um amigo. Vale qualquer coisa que faça você pensar duas vezes antes de sair dos trilhos de novo.

 crie pequenos 
 "castigos" 

As pequenas vitórias após concluir uma etapa da sua resolução merecem recompensa – o que funciona como uma dose extra de motivação. Conseguiu poupar mais dinheiro do que o planejado para o mês? Considere fugir da rotina e sair para jantar, por exemplo.

 comemore o 
 progresso 

A virada de ano não faz milagre. Mas, de alguma maneira, nos motiva a fazer as coisas de forma diferente. A parte boa é que cada novo ciclo pode ser uma oportunidade para a mudança – ainda que ela dure apenas pelas primeiras semanas.

 permita-se 
 tentar de novo 

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em