como diminuir
o instinto caçador de gatos domésticos

O instinto caçador nem sempre agrada os donos, mas faz parte dos felinos. Se você está cansado do seu bichinho trazendo “presentes” da rua, há como atenuar essa situação.

 como diminuir 
 o instinto
 caçador de
 gatos domésticos 

Animais domésticos já contribuíram para a extinção de 63 espécies em todo o mundo. Como não são espécies nativas, eles têm muito potencial para gerar desequilíbrios nos ecossistemas. 

 Grandes caçadores 

Manter os bichanos em casa seria o caminho mais simples para evitar a caça de pombos e afins, mas muitos donos defendem os passeios como uma forma dos gatos expressarem seus instintos naturais. 

 Solução rápida 

Para encontrar uma maneira de deixar os animais saírem sem colocar a biodiversidade em risco, cientistas da Universidade de Exeter recrutaram 219 donos de gatos e propuseram mudanças nos hábitos aos felinos.

 Pesquisa 

Os animais foram divididos em seis grupos. Dois desses grupos adotaram coleiras chamativas. No primeiro, o acessório tinha um sininho. No segundo, as coleiras eram da marca Birdsbesafe, que são grandes e coloridas para acabar com a camuflagem dos felinos.

 Grupos 1 e 2 

Outros dois grupos tiveram mudanças na alimentação. No grupo 3, os tutores deveriam oferecer a ração em comedouros que liberam a comida à medida que o gato brinca com o objeto. Os tutores do grupo 4 apenas trocaram a ração dos gatos por outra mais rica em carne. 

 Grupos 3 e 4 

No quinto grupo, o tempo de brincadeira foi aumentado para pelo menos dez minutos ao dia. Os exercícios simulavam a caça e, ao final, o animal recebia um rato de brinquedo. O último grupo serviu como parâmetro: seus felinos não passaram por mudanças de hábito.

 Grupos 5 e 6 

De acordo com o estudo, a coleira chamativa, criada com o intuito de alertar os pássaros sobre a presença dos gatos, fez com que os animais trouxessem 42% menos presas para dentro de casa. As coleiras com sino, porém, não foram tão eficazes. 

 coleiras 

A mudança de ração fez com que os animais reduzissem a caça em 36%. Os comedores alternativos, por sua vez, tiveram um efeito contrário, aumentando a predação em 33%. De acordo com os cientistas, os animais podem ter ficado frustrados e com fome, preferindo a caça.

 dieta 

As brincadeiras reduziram a caça em 25%. Os cientistas sugerem que os exercícios saciaram o instinto caçador dos bichanos. 

 brincadeiras 

A ração rica em carne, apesar de mais cara, parece preencher uma lacuna nutricional do animal. Quando possível, opte por ela. Além disso, separe um tempo para brincar diariamente com seu bichano. 

 faça em casa 

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em