Saiba como vencer a briga contra o lençol – e veja outras dicas para facilitar a sua vida na hora de cuidar das roupas.
Em uma superfície plana, estenda o lençol com a parte do elástico virada para cima. Ache os pontos de costura, que ficam nas extremidades, e estique todos eles. O lençol vai ficar com o formato de um quadrado (ou de um retângulo, se for de solteiro).
Pegue duas pontas de um mesmo lado do lençol e vire-as do avesso. Com as duas mãos, vá empurrando essas pontas invertidas até enfiá-las dentro das pontas do lado oposto, que irão encobri-las.
Esse é o pulo do gato. Agora, você tem dois pares de pontas, aninhadas uma dentro da outra.
Volte a esticar tudo, mantendo as costuras e as linhas do elástico alinhadas. Se o lençol ainda não estiver 100% plano, faça pequenas dobraduras nas pontas, como se fosse uma embalagem de presente. O ideal é que um lado não fique maior que o outro.
Divida o lençol em três terços. Dobre
o lado esquerdo até o centro e, depois, faça a mesma coisa com o direito. Você vai ficar com um retângulo de tecido em um tamanho bem fácil de manipular. Dobre em três novamente para chegar ao tamanho ideal. Pronto!
Costuma perdê-las? Na hora de lavar, coloque-as na máquina dentro de um saco próprio para lavar roupa. Isso evita toda aquela caça aos pares perdidos.
Para secar camisetas, não pendure pela ponta, mas sim pelo meio. Camisas, só no cabide. Assim, elas não se deformam – e você ganha tempo na hora de passar.
Peças mais pesadas, como toalhas, devem ser postas nas extremidades, o mais próximo possível da janela.
A ventilação será maior, e elas secarão mais rápido.
Os corajosos que tentarem lavar essas enormes fofuras em casa devem usar sabão líquido – a versão em pó pode deixar grãozinhos presos na fibra do tecido.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em